Fernanda Torres e mais 9 brasileiros entram na Academia do Oscar e se tornam votantes da premiação

A atriz Karla Sofía Gascón, de ‘Emilia Pérez’, não foi convidada para compor o grupo

Escrito por
Lucas Monteiro lucas.morais@svm.com.br
(Atualizado às 18:54)
Fernanda Torres durante a cerimônia do Oscar 2025
Legenda: Outros integrantres do longa vencedor do Oscar, 'Ainda Estou Aqui', também foram convidados à integrar a organização do prêmio como votantes
Foto: Robyn Beck / AFP

Fernanda Torres e outros nove brasileiros foram oficialmente convidados, nesta quinta-feira (26), para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade que organiza o Oscar, a maior premiação do cinema.

Além de Torres, a lista tem nomes de profissionais que trabalharam no vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui”, como o diretor de fotografia Adrian Teijido, os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega, e a produtora Maria Carlota Bruno. 

Os diretores Daniel Filho, Daniela Thomas e Gabriel Mascaro, que dirige “O Último Azul”, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, também foram convidados, além da documentarista Eliza Capai, e a figurinista Claudia Kopke.

A lista tem um total de 534 novos nomes divididos em 19 setores, que vão desde ganhadores do prêmio aos indicados nas categorias, como Mikey Madison, que levou Melhor Atriz, Kieran Culkin, ganhador de Melhor Ator Coadjuvante, além da cantora Ariana Grande e o ator Sebastian Stan.

Após o convite, cada possível membro precisa aceitar o pedido. A Academia então passaria a ter 11.120 membros totais, mas apenas 10.142 votantes. Com isso, a organização contaria, a partir de agora, com 35% de mulheres, 22% de comunidades sub-representadas e 21% de integrantes internacionais.

“Estamos entusiasmados em receber esta estimada turma de artistas, tecnólogos e profissionais na Academia”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang, por meio de nota. 

Veja também

Academia amplia presença internacional e de grupos minoritários

  • 41% dos convidados de 2025 se identificam como mulheres
  • 45% pertencem a comunidades raciais ou étnicas sub-representadas
  • 55% são internacionais, fortalecendo a presença global da Academia

“A turma deste ano personifica a diversidade e a amplitude global da comunidade cinematográfica atual, e sua inclusão continuará a enriquecer a missão e o trabalho da Academia”, concluíram.

Atriz de Emilia Pérez fica de fora

É comum que após a realização de uma cerimônia de premiação, tanto os vencedores como indicados sejam chamados para fazer parte da organização. Mesmo assim, a atriz Karla Sofía Gascón, indicada em Melhor Atriz por "Emilia Pérez", filme que teve o maior número de indicações neste ano e perdeu para o longa brasileiro dirigido por Walter Salles, ficou de fora da lista, após se ver envolvida em diversas polêmicas durante a temporada de premiações em razão de posts preconceituosos.

 
Assuntos Relacionados