FBC estreia turnê '20 Anos de Rap' com show gratuito em Fortaleza

Rapper mineiro se apresenta nesta sexta-feira (12), no encerramento do 6º Festival de Música da Juventude, na Praia de Iracema

Escrito por Ana Beatriz Caldas , beatriz.caldas@svm.com.br
FBC fará show de encerramento do 6º Festival de Música da Juventude
Legenda: FBC fará show de encerramento do 6º Festival de Música da Juventude
Foto: Felipe de Souza/Divulgação

Menos de oito meses separam a última apresentação do rapper mineiro FBC em Fortaleza – em agosto do ano passado, no Festival Zepelim – da apresentação que o artista realiza nesta sexta-feira (12), na Praia de Iracema, no encerramento do 6º Festival de Música da Juventude. O curto período de tempo, porém, foi suficiente para transformar a carreira de Fabrício Soares, que despontou como um dos destaques da música nacional em 2023 com o álbum “O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta”, lançado no fim de julho.

O show de estreia do disco ocorreu na capital cearense, no fim da tarde do segundo dia do festival, em horário pouco privilegiado – mas fez sucesso entre os espectadores. Era a primeira vez que Fabrício subia no palco com banda e backing vocals, apresentando uma nova identidade sonora, e também o primeiro solo do rapper na Capital; antes, ele só havia se apresentado com o rapper Djonga, conterrâneo e antigo parceiro musical, no Dragão do Mar.

Diferentemente do show no Zepelim, que trouxe músicas, à época, recém-lançadas, a apresentação desta sexta é um retorno à essência do artista. Pela segunda vez consecutiva, FBC inicia nova turnê em Fortaleza, mas sem inéditas – o show “20 Anos de Rap”, que na Capital terá participação de BNegão, retrata a trajetória do músico no hip hop, apresentando sucessos de todas as fases da carreira. “Um show para fãs”, destaca o MC.

O quinto disco de estúdio de FBC, uma viagem pela house music, causou surpresa em quem já o acompanhava. Cria das batalhas de MC, Fabrício incorporou vertentes do rap e do funk em todos os trabalhos anteriores, mas apresentou pesquisa musical inédita em “O amor e o perdão”, ampliando o público e fazendo sucesso com a crítica.

Em entrevista ao Verso, Fabrício adianta o que o público pode esperar do show em Fortaleza e das demais apresentações da nova turnê, comenta a repercussão de “O amor e o perdão” e dá detalhes sobre os lançamentos de 2024 – um deles previsto ainda para este mês.

Veja também

The Eras Tour FBC

Artista celebra trajetória de duas décadas no rap com nova turnê
Legenda: Artista celebra trajetória de duas décadas no rap com nova turnê
Foto: Caroline Lima/Divulgação

Apesar do sucesso do primeiro show da turnê “Para outro planeta”, segundo FBC, muitos fãs cearenses que o acompanham desde o início da carreira não ficaram 100% satisfeitos com o setlist apresentado na Capital em agosto passado, que contemplou apenas o disco de 2023 na íntegra. 

“Na época, não toquei as músicas de Baile (2021), não toquei minhas primeiras músicas, então a galera foi no Twitter e no Instagram xingar, falar um tanto de coisa, dizer que tinha que ter cantado pelo menos uma”, lembra, em meio a risadas.

Por isso, ao ser convidado para o Festival da Juventude, o rapper quis compensar a espera. “Pensei em um repertório que entregue uma apresentação para os fãs que me acompanham desde o Duelo de MCs, desde ‘Autoajuda’, dos meus singles antes do primeiro álbum, para que eles possam ouvir essas músicas ao vivo”, afirma. “É um setlist pensado para os fãs, mesmo”.

Entre as músicas escolhidas para o show na Capital, estão hits dos primeiros quatro álbuns de FBC, S.C.A. (2018), Padrim (2019), Best Duo (2020) e, claro, Baile (2021). Mas quem chegou na esteira do sucesso de O amor e o perdão (2023) ainda poderá ouvir algumas das canções mais recentes, como “Estante de Livros”, feat. com Don L.

Antes de “O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta”, FBC já tinha alcançado sucesso nacional com o dançante “Baile”, lançado em 2021, uma homenagem ao Miami Bass dos anos 1980 e 1990, subgênero do hip hop que influenciou fortemente o funk brasileiro dos anos 2000. 

O novo repertório dá início a uma série de shows que deve se estender pelo resto do ano – até agosto, ainda dividindo datas com alguns shows agendados da turnê do disco de 2023. A ideia, porém, é que o rap volte a ser protagonista. “Este ano está fazendo 20 anos que eu faço rap e eu vou viajar com um The Eras Tour FBC", comenta, em referência à recente turnê da cantora Taylor Swift. "Vou cantar todas as eras – eu, o DJ e as backing vocals”.

Show em Fortaleza terá participações de BNegão e Mateus Fazeno Rock

Desde o lançamento do último disco, FBC sobe ao palco com banda e eventuais colaborações
Legenda: Desde o lançamento do último disco, FBC sobe ao palco com banda e eventuais colaborações
Foto: Felipe de Souza/Divulgação

Ainda que os fãs mais empolgados acreditem que Fabrício tenha escolhido Fortaleza para iniciar uma nova turnê devido ao sucesso da última, o rapper confessa que só se deu conta da coincidência quando o show já estava agendado.

“Quando eu postei no Twitter e alguém comentou é que eu pensei ‘caramba, que coincidência, é isso mesmo’. Mas não foi nada premeditado, nada planejado. É como diz a Letrux: ‘eu gosto de viver nas coincidências’. E tô adorando viver nessas coincidências boas, ainda mais em Fortal”, afirma.

No palco em frente ao Estoril, a partir das 22h, o artista terá reforço para realizar a primeira apresentação gratuita na Capital nesta sexta-feira: além do cantor BNegão, conhecido pelo trabalho no Planet Hemp e no projeto BNegão e Os Seletores de Frequência, o cearense Mateus Fazeno Rock deve fazer uma participação no show do mineiro.

“Conheci ele no ano passado, no Recife, no [Festival] Molotov, e também pelas listas [de melhores discos do ano], que a gente tava ali sempre colado. O que mais me chamou atenção foi a performance dele”, destaca.

Segundo FBC, a ideia é mixar o repertório dos artistas no palco, “mas nada ensaiado, tudo improvisado, porque MC faz assim, faz na hora”, pontua.

Além da apresentação, o rapper de Belo Horizonte ainda espera conseguir uma folga para fazer programas tipicamente fortalezenses. “Queria que desse tempo para comer na beira da praia, queria que desse tempo para poder pelo menos dar um mergulho na praia, queria que desse tempo pra tudo, mas vamos ver como vai ser".

Eu acho Fortal muito forte quando se trata de rap e trap. É muita gente que ouve, muita gente que curte mesmo, de seguir, comentar as coisas, compartilhar. Você vê até pelas playlists das pessoas daí, olhando os analytics da distribuidora, do Spotify, do YouTube. Fortaleza tá sempre ali entre as cinco cidades que mais me ouvem no Nordeste – por isso, eu tenho que contemplar a galera que me acompanha, abraçar essa galera e entregar para eles o que eles querem.
FBC

Entre o hip hop e escalas jazzísticas: o que vem por aí

Além do retorno ao rap, FBC tem explorado outros gêneros musicais
Legenda: Além do retorno ao rap, FBC tem explorado outros gêneros musicais
Foto: Felipe de Souza/Divulgação

O ano de 2024 será, para FBC, um momento de seguir colhendo os frutos da bem-sucedida investida na house music e de recordar os tempos das batalhas de rima. Mas o artista revela que também prepara novidades para os próximos meses: até setembro, o cantor irá lançar um single por mês, todos inspirados no boom bap, subgênero do hip hop que o motivou a fazer rap. 

“Eu sou parte do movimento hip hop, sou um MC, então os próximos trabalhos vão caminhar para isso. Estou estudando música e quero a cada dia mais aprimorar esse som”, destaca. A primeira das novas músicas será divulgada ainda em abril, no próximo dia 28, nas plataformas digitais.

Um próximo álbum, no entanto, deve vir apenas em 2025. “Acho que dois anos para lançar um álbum é um tempo bom, sabe? De dois em dois anos. Ano que vem é certo”, promete. “Mas já tem coisa que, se a gente lançasse, a galera ia gostar. A ideia já tá toda aqui”, completa.

Eu sou muito realizado já, sou muito grato a todo mundo que participou dessa trajetória, sabe? Não tem muito mais coisa que eu peço para Deus sobre isso. O que eu mais peço pra Deus hoje, pros Orixás, pro Universo – para qualquer entidade que você acredite para o bem – é só estudo. Eu só quero estudar agora, aprender sobre música e desenvolver o que eu já sei, que é fazer rap.
FBC

O retorno ao gênero que o consagrou não significa, no entanto, a pausa na pesquisa musical intensa que Fabrício empreendeu nos últimos anos. Nem só de beats “tradicionais” serão os novos trabalhos. 

“Agora que eu estudei, que eu estou estudando, que eu consigo entender o que o beatmaker faz, eu acho que consegui enxergar uma linha e tô seguindo ela”, explica. Essa "linha" tem levado o rapper mineiro a revisitar a história da música mundial – e se aproximar de outros gêneros; primeiro, o house. Agora, o jazz

“Porque o rap é o jazz, né? O jazz fez tudo, contribuiu para tudo que vem depois, então eu quero pegar isso. Acho que podem esperar jazz – muito, muito. É como diz o saxofonista da minha banda: ‘isso é jazzístico, uma escala jazzística’. Pode esperar muitas escalas jazzísticas já nesses próximos singles aí”, promete.

Serviço

6º Festival de Música da Juventude

Shows de FBC (part. BNegão), Mateus Fazeno Rock, Yayá Vilas Bolas, Garotos da Capital e Iaiá do Vovô 

Quando: Sexta-feira (12), a partir das 18h
Onde: Praia de Iracema, em frente ao Estoril

Confira a programação completa:

18h – Mateus Fazeno Rock
19h às 22h – Apresentações das bandas finalistas do concurso: Yayá Vilas Boas, Garotos da Capital e Iaiá do Vovô
22h – FBC – Show “20 Anos de Rap”, com participação especial de BNegão

Mais informações: @musicajuventudefortaleza

Assuntos Relacionados