Duas marcas cearenses desfilam no São Paulo Fashion Week

Marina Bitu e Catarina Mina apresentam coleções inspiradas na arte, na cultura popular e na força do trabalho manual

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Marina Bitu e Cecilia Baima, fundadoras da Marina Bitu, que apresenta nova coleção no SPFW.
Legenda: Marina Bitu e Cecilia Baima, fundadoras da Marina Bitu, que apresenta nova coleção no SPFW.
Foto: Reprodução/Instagram.

O Ceará marcou presença com força no São Paulo Fashion Week (SPFW) nesta quinta-feira (16). As marcas Marina Bitu e Catarina Mina levaram ao público criações que exaltam o fazer manual, a arte e o simbolismo das tradições nordestinas.

Marina Bitu, grife fundada pela dupla Marina Bitu e Cecilia Baima, apresenta sua nova coleção em parceria com o Instituto Pintora Djanira, inspirada na vida e na obra da artista Djanira da Motta e Silva (1914–1979). A proposta é transformar o cotidiano em poesia, celebrando a beleza dos gestos simples e dos ofícios populares brasileiros. “Entre o labor e a celebração, nasce uma coleção que encontra beleza no gesto”, define o conceito da marca.

Já a Catarina Mina, de Celina Hissa, traz para a passarela a coleção “Carnaúba”, uma homenagem à árvore-símbolo do Ceará. O desfile celebra o uso integral da carnaúba, da palha às fibras, e evidencia o trabalho de artesãos e designers locais. A apresentação inclui colaborações com a marca franco-brasileira Veja, as artesãs de Caicó e o projeto Vai Maria, além de valorizar técnicas tradicionais como renda de bilro, crochê, palha e Richelieu.

As participações reforçam a presença cearense em um dos eventos mais importantes da moda brasileira, que celebra nesta edição os 30 anos de história do SPFW. Além de Marina Bitu e Catarina Mina, outras marcas e estilistas do Ceará também participam dos próximos dias do evento, como Sau Swim, David Lee e o consagrado Lino Villaventura, radicado em Fortaleza.

Veja também

A coleção da Sau Swim, da estilista Yasmin Nobre, intitulada “Sagrado Feminino”, será apresentada na sexta-feira (17), em parceria com o Senac Ceará. Já David Lee, em colaboração com a marca OcO Club, exibe a coleção “Nascente” no sábado (19), às 15h. Encerrando a participação cearense, Lino Villaventura apresenta sua coleção Spring Summer 2026 no domingo (20).

Com temáticas que vão da arte à sustentabilidade, as marcas cearenses consolidam o estado como um polo criativo no cenário nacional da moda.

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026