Doc 'A Beleza Oculta no Poder Feminino' sobre mulheres do Ceará ganha exibição gratuita em Fortaleza

Produção de Dora Vergueiro terá exibição no Cinema do Dragão e no Cine Teatro São Luiz

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 16:24)
Bastidores de gravação do doc 'A Beleza Oculta no Poder Feminino'
Legenda: Bastidores de gravação do doc 'A Beleza Oculta no Poder Feminino'
Foto: Divulgação

A capital cearense vai receber a exibição de “A Beleza Oculta no Poder Feminino”, documentário de estreia de Dora Vergueiro como diretora-geral. O projeto foi idealizado por Dora, em parceria com a terapeuta paranaense Anna Sazanoff, para promover o protagonismo dos saberes e fazeres tradicionais na história de 12 mulheres do Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina.

A produção terá exibição gratuita no Cinema do Dragão e no Cine Teatro São Luiz, na quarta-feira (18) e no dia 5 de julho, respectivamente. (veja serviço ao final)

Veja trailer:

Em 50 minutos, o filme emoldura narrativas fortes e marcantes de várias mulheres. "São mulheres pertencentes aos povos originais, benzedeiras, parteiras, curandeiras, rendeiras, ou seja, mulheres que ganham a vida com o suor do rosto e a sabedoria transmitida oralmente, boca a boca”, explana a diretora.

Veja também

“A obra expõe ao público os múltiplos instrumentos femininos para despertar beleza, cura e luz, abrindo possibilidades reflexivas sobre temas inerentes às mulheres, provocando sentimento de cumplicidade, empatia e toda a lógica do respeito à igualdade de gênero dos diferentes grupos e comunidades que compõem a sociedade brasileira”, enfatiza Dora.

A diretora ainda reitera o valor da obra em suscitar o poder contido na ancestralidade feminina e na oralidade como potência de transmissão e de reverberação de valores. O documentário tem o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Personagens do Ceará destacados em produção:

  • Dona Bibil é matriarca do Quilombo São Conceição dos Caetanos, e abriu portas e caminhos para valorizar a Cultura Negra, seus direitos e histórias. Anciã cheia de sabedoria e carisma.
  • Sandra Caetano se define como mulher preta, professora de História, articuladora de comunicação da história cultural do Quilombo de Conceição dos Caetanos e idealizadora da Biblioteca de Literatura. É filha de Dona Bibil, matriarca do Quilombo.
  • Lucy do Maracatú, foi a primeira mulher a conquistar o posto de presidente do AZ de Ouro do Ceará. Mulher forte, apaixonada pela tradição, comanda o galpão que abriga as fantasias, os instrumentos, e a irmandade que se une no mesmo canto, dança e propósito.
  •  Socorro é Quilombola, mulher de uma intuição poderosa e dona de um rico quintal onde cria receitas que carregam a magia e potência das ervas. Ela faz garrafadas de útero que ajudam na fertilidade das mulheres. Começou testando nela mesma, já que também tinha dificuldade para engravidar.

Quem é Dora Vergueiro?

Dora com meninas do quilombo Conceição dos Caetanos, localizado em Tururu, no Ceará
Legenda: Dora com meninas do quilombo Conceição dos Caetanos, localizado em Tururu, no Ceará
Foto: Divulgação

Nascida em São Paulo, mas com alma de carioca, Dora Vergueiro, que dirige a Dó Maior Produções, criou a empresa como mais uma possibilidade na sua missão de ser “produtora de sonhos”. Além de documentarista, ela também é cantora, compositora, radialista, praticante de esportes radicais, astróloga e terapeuta. 

Dora é filha do cantor, produtor musical e compositor Carlinhos Vergueiro, parceiro de nomes como Chico Buarque, Vinícius de Morais, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa, além de muitos outros artistas renomados da música brasileira, com quem Dora conviveu e aprendeu sobre o valor da cultura ainda na infância.

Serviço

A Beleza Oculta do Poder Feminino
Entrada gratuita - Retirada do ingresso na hora

18/06 - Cinema do Dragão - 18h30
R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza
Sala 2 com capacidade para 174 pessoas

05/07 - Cine Teatro São Luiz - 15h
R. Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza
Sala Seu Vavá com capacidade para 45 pessoas.

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026