Bailarina de 11 anos emociona comunidade ao ensinar balé para outras crianças em Fortaleza

Os pais da bailarina ajudaram a reformar a sala em que ela dá aula

Escrito por
Gabriel Bezerra* gabriel.bezerra@svm.com.br
(Atualizado às 10:13)

Unir a paixão pela dança com a vontade de ensinar: foi o que fez a pequena Luiza Aguiar, de 11 anos ao decidir dar aulas de balé de forma gratuitas para crianças do bairro Aracapé, onde mora, em Fortaleza.

Veja também

Em uma sala, anexa ao Instituto Mulheres de Proposito, Luiza ensina outras vinte alunas passos de balé. As aulas acontecem todas as terças, quintas e sextas-feiras, de 19:30 às 20:30.

Luiza estuda na parte da tarde no município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. Mesmo com a rotina corrida, a pequena bailarina tenta organizar o dia a dia entre competições, estudos e as aulas de dança. Segundo a mãe de Luiza, Luciana Felix, o Aracapé, até então, não tinha aulas de balé, e a partir da iniciativa da filha, a comunidade ficou muito animada com a novidade. A mãe da mini professora conta que sempre se emociona com o trabalho que Luiza tem desenvolvido no bairro.  

Eu me sinto muito orgulhosa, fico emocionada de orgulhosa vendo o amor pelo palco, como ela tem uma cabeça boa para pensar em ajudar as pessoas, e como ela fica feliz de levar alegria para os outros
Luciana Felix
Mãe da bailarina

SONHOS E DIFICULDADES

A paixão pelo balé começou muito cedo, aos 3 anos. Luciana conta que a filha ficava vendo vídeos na internet e dançando em frente a TV. Mas o sonho de dançar balé só começou mesmo aos 6 anos, quando a pequena iniciou as aulas no bairro Planalto Airton Sena, em um estúdio de dança.

Uma colagem com três fotos com a bailarina Luiza Aguiar segurando as medalhas que ganhou em suas competições
Legenda: Luiza Aguiar em competição segurando suas medalhas
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Com dez anos Luiza participou de uma competição na Argentina, o Festival de Danzas del Mercosul, levando duas medalhas de ouro e uma de bronze para casa. No festival a bailarina realizou vários cursos de aperfeiçoamento.

Luiza começou a dar aulas para as meninas de sua comunidade em setembro, mas algumas dificuldades foram enfrentadas antes mesmo do início das aulas. O espaço cedido pelo instituto era um pouco antigo e precisou passar por uma reforma. Para auxiliar na realização do sonho da filha, os pais de Luiza utilizaram o dinheiro que seria usado em uma competição, no Espírito Santo, para fazer os ajustes no local.

Mesmo com a reforma, a pequena bailarina ainda enfrenta dificuldades com a estrutura da sala, já que não há espelhos nas paredes e faltam equipamentos de ginástica. Outra dificuldade são os materiais necessários para a aula. Luiza acaba levando os que utiliza nos seus ensaios para as outras crianças usarem.

A pequena professora mesmo com as adversidades não desiste dos sonhos e a cada dia se sente mais realizada com as conquistas.

Eu me sinto muito feliz, muito realizada por estar conseguindo realizar meu sonho. Desde pequena queria ser uma grande bailarina, mostrar o meu conhecimento sobre a dança para as criancinhas
Luiza Aguiar
Bailarina
.

Estagiário sob supervisão de Geovana Rodrigues*

Assuntos Relacionados