Ceará prorroga decreto sem alterações e mantém medidas de combate à Covid até 17 de abril

Documento prevê que máscaras continuam liberadas em ambientes abertos em solo cearense

Escrito por Redação ,
Pessoas com máscaras na rua
Legenda: As máscaras são, agora, item opcional em ambientes ao ar livre
Foto: Thiago Gadelha

As medidas de combate à Covid-19 previstas em decreto do Governo do Estado do Ceará seguem sem alterações em todo o Estado, conforme prevê o documento atualizado divulgado no Diário Oficial do estado (DOE) nesta sexta-feira (1º) Com isso, as atuais restrições permanecem vigentes em solo cearense até o dia 17 de abril.

O uso de máscara em ambientes fechados, por exemplo, continua obrigatório. Já em ambientes abertos, o acessório de proteção não é mais uma regra a ser cumprida desde a última atualização, feita no dia 19 de março.

Veja também

O uso do equipamento é opcional em ambientes ao ar livre, público ou privado. Dentre eles, praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras e estádios de futebol. 

Mesmo em equipamentos de lazer ao ar livre, no entanto, algumas restrições se mantém. São elas:

  • Vedação a quaisquer aglomerações nos ambientes;
  • Definição de regras internas para o uso seguro dos espaços;
  • Limitação do uso das piscinas e áreas adjacentes a 30% da capacidade;
  • Empresas devem realizar comunicação prévia às autoridades municipal e estadual da saúde da capacidade máxima de suas piscinas e áreas adjacentes, especificando como se dará a fiscalização quanto ao cumprimento da capacidade de uso liberada e das medidas de controle estabelecidas;
  • Separação, para fins de controle, das áreas de piscina das áreas de restaurante, evitando ocupação concomitante dos dois espaços.

Ambientes fechados

Na última quarta-feira (30), Camilo Santana falou sobre a flexibilização no uso de máscaras em ambientes fechados. Segundo o governador, o percentual de vacinação precisa crescer para a medida entrar em vigor.

"A expectativa é liberar a máscara em ambientes fechados a partir do momento que a gente possa atingir um patamar de vacinação da terceira dose. Hoje ainda estamos abaixo de 60% e nós queremos chegar pelo menos a 70%, 80%", disse em entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares. 

Terceira dose

O decreto estadual também prevê que é necessário apresentar comprovante de vacinação com as três doses completas para entrada em estabelecimentos, equipamentos públicos ou privados e eventos.

Atualmente, a 3ª dose com a vacina contra a Covid-19 está liberada para todos aqueles que tomaram o imunobiológico há quatro meses.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados