Viúva de Lou Reed revela que conversa com IA que imita o marido, falecido em 2013

Laurie Anderson criou um chatbot que imita a voz e os trejeitos do músico, criador da banda "The Velvet Underground"

Escrito por Redação ,
lou reed cantando e tocando
Legenda: Lou Reed morreu em 2013. Na foto, o músico em 2012
Foto: Michal Durinik/Shutterstock

Laurie Anderson, viúva e colaboradora de longa data de Lou Reed, tem conversado com um chatbot de IA inspirado no falecido parceiro. Em entrevista ao The Guardian, em fevereiro, a artista de 76 anos, contou que usa a inteligência artificial - construída para imitar seu marido - com regularidade, mas que sabe que ele não está ali.

“Eu realmente não acho que estou conversando com meu falecido marido e escrevendo músicas com ele – realmente não estou”, disse Laurie. "Mas as pessoas têm estilos, e isso pode ser replicado", acrescentou.

A IA que imita Lou Reed é um dos três chatbots criados por Laurie, em 2021, em parceria com o Instituto Australiano de Aprendizado de Máquina da Universidade de Adelaide. Os outros dois bots, como ela detalhou ao Guardian, foram feitos para imitar as características de sua própria escrita e a forma de se expressar do casal de forma mesclada. Depois de quase três anos utilizando a IA, Laurie se confessou “tristemente viciada” no chatbot. "Ainda estou, mesmo depois de todo esse tempo", acrescentou.

Veja também

Relembre

A lenda do rock Lou Reed, um dos fundadores da banda The Velvet Underground, faleceu em outubro de 2013 aos 71 anos. As causas da morte do artista, que tinha passado por um transplante de fígado em maio do mesmo ano, não foram reveladas.

À frente da banda que criou junto com o músico galês John Cale em 1964, ele renovou a linguagem do rock com músicas desvinculadas de interesses comerciais que relatavam a vida boêmia da Nova York das décadas de 1960 e 1970.

Assuntos Relacionados