Morre Louis Gossett Jr., primeiro ator negro a vencer um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
O artista se consagrou a viver o sargento Emil Foley em “A Força do Destino”
Louis Gossett Jr., o primeiro ator negro a conquistar um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e um Emmy de Melhor Ator, morreu nesta quinta-feira (28), aos 87 anos, na California (EUA).
A informação foi dada à agência Associated Press, nesta sexta-feira (29), pelo primo do ator, Neal L. Gossett. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.
Veja também
O ator fez história ao obter o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1983 pelo desempenho do autoritário sargento Emil Foley, no filme "A Força do Destino", de Taylor Hackford, trabalho que também lhe rendeu um Globo de Ouro. A premiação ocorreu quatro anos depois do prêmio Emmy, desta vez pela interpretação de Fiddler na série "Raízes", uma das primeiras grandes produções televisivas a abordar diretamente os crimes do racismo e da escravidão.
No total, o artista trabalhou em mais de 60 filmes e foi o terceiro ator negro, depois de Hattie McDaniel e Sidney Poitier, a ganhar um Oscar. Também cultivou uma imagem de homem forte e viril ao atuar em filmes de ação, como a saga "Águias de Aço" (1986).
Nova-iorquino de nascimento, anunciou em 2010 que sofria de câncer de próstata. Em seu livro de memórias, "Actor and Gentleman", relatou o começo de carreira difícil como um ator negro, enfatizando a sua primeira viagem a Los Angeles na década de 1960, quando foi detido quatro vezes pela polícia. Divorciado de sua terceira esposa em 1992, vivia em Malibu, Califórnia e era pai de dois filhos.