Moradores denunciam instabilidade e falta de energia elétrica em diversas cidades do Ceará

Relatos indicam que municípios do Cariri e da Região Metropolitana de Fortaleza registram problemas. Enel cita chuvas fortes e furto de cabos

Escrito por Carol Melo, Raísa Azevedo e Edison Freitas ,
A luz de velas ilumina o quarto escuro de uma casa rural onde estão os livros sobre uma mesa rústica de madeira. Conceito de educação em zonas rurais que não têm acesso a eletricidade para iluminação. Moradores denunciam instabilidade e falta de energia elétrica em diversas cidades no Ceará
Legenda: No Interior do Estado, bairros do município de Jardim registram cerca de 48 horas sem acesso ao serviço
Foto: Shutterstock (Imagem ilustrativa)

Moradores de diversas cidades cearenses enfrentam falta ou instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Segundo relatos, localidades no Cariri e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registram problemas do tipo desde os últimos dias de 2023. Restaurantes do Cumbuco, na Caucaia, relataram prejuízos no 1º dia do ano

Enel Distribuição Ceará informou que os casos são provocados por chuvas fortes, descargas atmosféricas, postes abalroados e furto de cabos registrados nos últimos dias. A empresa deu o prazo até o fim do dia desta quinta-feira (4) para o restabelecimento de energia em todo o Estado.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Francisco Queiroz, responsável de manutenção da Enel, informou que a distribuidora de energia está realizando uma operação para monitorar os casos e normalizar o serviço nas regiões mais afetadas.

"Tivemos uma quantidade bastante significativa de postes abalroados, descargas elétricas, provocando queima de fusíveis, isso causa um dano irreparável porque faz atuar chaves de proteção do circuito elétrico, que são falhas que precisam ser corrigidas pela proteção. São falhas que chamamos de transitórias, quando os equipamentos desligam e em seguida fazemos a religação em alguns circuitos. São mais de 4 mil equipamentos de proteção de comando a distância, que são os investimentos que estamos fazendo ao longo do tempo para minimizar esse tempo de falta", explicou o profissional.

Moradores relatam prejuízos

Na Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, os residentes relataram que as quedas começaram na última quinta-feira (28). Segundo o professor Rubens de Sousa Filho, o serviço chegou a ser restabelecido por algumas horas, mas a falta de luz persistia até a manhã desta quarta-feira (3).

"Um dia sim e um não, falta energia. Dia 28 [de dezembro] faltou energia. Voltou dia 29, 30 funcionou, 31, na madrugada, faltou energia, por pouco tempo, mas faltou. Dia 1º deu tudo certo, mas dia 2 faltou [e segue] até o exato momento", detalha o docente, que está passando a temporada de início de ano no município metropolitano.

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Conforme o profissional, neste período, ele chegou a entrar em contato com a companhia de distribuição para informar sobre o desabastecimento e teria recebido prazos para a normalização do fornecimento, mas que, conforme ele, não foram cumpridos. "A previsão de ontem [terça-feira, 2] era até meia-noite e hoje ainda está faltando energia", disse.

Enquanto a instabilidade elétrica segue, o professor relata que os prejuízos se acumulam, mas que aproveita os breves momentos com energia para ter acesso à água e recarregar aparelhos telefônicos.   

Quando chega energia, liga o motor para encher a caixa d'água, carrega celulares, lava a louça. Porque se falta energia, não tem água, porque não tem o motor, então nem louça e nem roupa são lavadas. Outros detalhes: alimentos estão sendo perdidos, eletrodomésticos queimados." 
Rubens de Sousa Filho
Professor

Mais de 7 km de cabos furtados

Em nota enviada no início desta tarde, a Enel Distribuição Ceará explicou que o serviço na região da Praia do Porto das Dunas já foi restabelecido. Segundo a empresa, a instabilidade no local foi provocada por furtos de cabos da rede de distribuição de energia. Ao todo, desde o dia 27 de dezembro de 2023, criminosos teriam subtraído mais de 7 quilômetros de cabos da empresa. 

"Na madrugada de ontem (2) equipamentos da rede foram danificados, além dos condutores que foram furtados. A empresa esclarece que realizou transferências de cargas para normalizar os clientes afetados e que já mobilizou equipes para realizar os reparos necessários na rede. Cabe esclarecer também que, entre os dias 27 e 29 de dezembro, outros casos de furto de cabos foram identificados na região do Porto das Dunas, em Aquiraz. Somando os últimos três casos, mais de 7 km de cabos foram subtraídos."

Segundo a companhia, entre as regiões mais afetadas com o furto de fios estão Aquiraz, Itapipoca, Itapajé, Beberibe e Icapuí.

O comunicado ainda informa que os casos são acompanhados pela companhia e pelos órgãos de Segurança. O Diário do Nordeste solicitou informações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e aguarda retorno.

Falta de energia no Interior do Estado 

Na Região do Cariri, moradores também registram problemas no fornecimento. Nesta quarta-feira, bairros do município de Jardim completaram cerca de 48 horas sem acesso à energia elétrica, segundo informações apuradas pela TV Verdes Mares. Bairros na cidade do Crato também ficaram sem acesso à luz elétrica nesta semana, mas, conforme a emissora, o serviço foi restabelecido na terça-feira.

Na localidade de Iboperi, na Zona Rural de Lavras da Mangabeira, moradores também relatam interrupção ou instabilidade no serviço, registradas desde segunda-feira. Em nota nesta tarde, a Enel afirma que o fornecimento no local já foi normalizado. 

Em relação às demais cidades no Cariri, a companhia de distribuição justifica que as fortes chuvas, acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos, que atingiram toda a área de concessão da companhia nos últimos dias, causaram danos à rede elétrica e afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes.

"Somente na virada do ano [entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro], foram contabilizados quase 21 mil raios em todo o Ceará. De imediato, a companhia iniciou manobras de transferência de cargas, diminuindo o impacto para os consumidores. A empresa também esclarece que reforçou em 57% o quantitativo de equipes em campo, que seguem trabalhando para normalizar o serviço o mais breve possível", diz no comunicado ao Diário do Nordeste. 

'Força-tarefa'

Segundo a Enel, houve uma operação para o Réveillon com o aumento de contingente de profissionais e cerca de 600 equipes de campo.

"Estamos fazendo uma força-tarefa interna acompanhando os casos. Nossa gerência de operação e manutenção está fazendo reuniões sistemáticas para esse monitoramento.  Temos uma sala de crise permanente em que toda a direção da empresa acompanha para buscar uma solução e normalizar 100% do serviço aos clientes", afirmou o responsável de manutenção da Enel.

A empresa informou que os investimentos foram destinados à expansão da rede elétrica, ao combate a perdas, à qualidade do sistema e adequação de infraestrutura. 

O profissional orienta a população a buscar o contato 0800 285 0196, aplicativo da Enel ou site, caso precise fazer algum registro de falta de energia.

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