Chuvas em Aratuba já são 12% a mais que o esperado para todo o mês de março

Região serrana no Ceará, local teve deslizamentos de terra que resultou em 3 mortes

Escrito por Redação ,
Homem observa destroços de deslizamento de terra em Aratuba
Legenda: Os deslizamentos de terra devido às chuvas fortes provocaram a morte de três pessoas em Aratuba na última semana.
Foto: Fabiane de Paula

Em Aratuba, município serrano do Ceará que tem enfrentado graves deslizamentos de terra nos últimos dias, choveu, até este domingo (19), 12,7% mais que o esperado para o mês inteiro. A observação consta em monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que atualiza os dados diariamente.

Segundo o órgão, em março, Aratuba costuma registrar um acumulado de chuvas de 208,2 milímetros. Contudo, 13 dias para o fim do mês, a cidade serrana contabilizou uma média de precipitações de 234,5 mm.

Print do acumulado de chuvas em Aratuba
Legenda: Os volumes de chuva nos municípios cearenses são monitorados pela Funceme.
Foto: Reprodução/Funceme

O aguaceiro intenso no município do Maciço de Baturité provocou as mortes de uma jovem e de duas crianças. Outras três pessoas ficaram feridas — entre elas, uma recém-nascida — e várias ficaram desalojadas.

Além disso, o medo persiste na região, uma vez que ainda há uma quantidade considerável de imóveis construídos em áreas mais altas da cidade, à beira de barrancos, suscetíveis a deslizamentos de terra, e que há um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre o risco de chuvas intensas (com precipitações de 100 milímetros e ventos de até 100 km/h) ainda neste fim de semana.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Aratuba têm, por outro lado, trabalhado para diagnosticar a situação e prevenir novas tragédias. Até sexta-feira (17), o cenário na cidade era o seguinte: 

  • 3 pessoas mortas
  • 3 vítimas feridas
  • 15 residências familiares foram desalojadas;
  • Dessas 15, 2 duas casas totalmente destruídas e 13 interditadas com risco iminente de colapso; 
  • 45 pessoas abrigadas em hotéis da cidade, ou aluguel social. 

Veja também

Decreto de emergência

A Prefeitura de Aratuba decretou estado de emergência por 90 dias e o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), também garantiu que trabalharia para homologar o decreto o mais rápido possível.

Veja também

Caso a emergência seja reconhecida pelo Governo Federal, o município poderá ter acesso a recursos da União de maneira mais fácil e ágil, além de poder fazer compras emergenciais, ou seja, sem licitação.

 

   

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados