AMC diz que não multará motociclistas de app por usarem celular de acordo com regras; veja quais
Autarquia Municipal de Trânsito se reuniu com a categoria para tratar de segurança no trânsito
Em meio a polêmicas com motociclistas de aplicativo que se queixam de multas excessivas, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) garantiu que não autuará trabalhadores que usem o celular no trânsito para monitorar viagens ou consultar mapas. No entanto, os condutores não podem estar em movimento enquanto utilizam os aparelhos.
O órgão informou que se reuniu nessa terça-feira (16) com membros de associações e discutiu medidas de segurança no trânsito relacionadas à fiscalização por videomonitoramento.
"Os motociclistas que realizam entregas ou transportam passageiros podem exercer suas atividades com tranquilidade. Entendemos que é possível utilizar o celular para aceitar viagens ou consultar o GPS, desde que o veículo esteja parado e o aparelho fixado em suporte adequado", explicou o gerente de Operação e Fiscalização da AMC, André Luís Barcelos.
Veja também
Barcelos indicou ainda que os motoristas e motociclistas não serão autuados apenas "pelo simples toque no celular". Entretanto, o gerente reforça que é preciso buscar meios seguros para estas ações.
"O uso do celular sem esses cuidados provoca muitos acidentes. Por isso, é fundamental utilizá-lo apenas quando o veículo estiver parado, preferencialmente nas faixas de retenção para motocicletas ou em locais seguros, e pelo tempo estritamente necessário para se localizar ou aceitar e recusar corridas", indica.
Desde 2024, Fortaleza voltou a usar de forma intensiva o videomonitoramento para combater o uso de celulares no trânsito, mas o Município possui permissão para fiscalizar e multar esse tipo de prática desde 2021.
'O excesso de multa é real'
De acordo com o Antônio Evangelista, presidente da Associação dos Motoristas Privados Individuais de Passageiros (Ampip), o excesso de multas contras motoristas de app é "real". Ele pontua que há particularidades para a categoria, quanto ao uso de celular.
"A rodagem do motorista de aplicativo é diferenciada de um motorista comum, pois ele tem de estar atento ao celular, mas ele também dirige com mais segurança e não anda correndo. O trabalho é com o celular", disse, pontuando que corridas são aceitas durante outras corridas, o que demanda o uso do telefone.
Para o motorista, é necessária uma revisão de condutas para esses profissionais. "O motorista por aplicativo leva em torno de 5 a 8 multas por mês", comenta.