Veja dez curiosidades sobre o Theatro José de Alencar

Equipamento cultural cearense celebra 110 anos nesta quarta-feira (17)

Escrito por Redação ,
Palco TJA
Legenda: O TJA possui 19 camarotes nomeados com títulos de obras do escritor José de Alencar
Foto: Nah Jereissati

No Centro de Fortaleza, ergue-se imponente o Theatro José de Alencar (TJA), construção que celebra, nesta quarta-feira (17), 110 anos de história na capital cearense. A travessia cultural de mais de um século também pode ser contada por meio de algumas curiosidades, selecionadas pelo Verso, com apoio da direção do teatro, neste contexto de comemoração.

Veja também


1- Estrutura metálica importada

Em 6 de junho de 1908, dois anos antes da inauguração, já se encontrava, em Fortaleza, toda a estrutura metálica do TJA. Ela foi apresentada, em praça pública, numa grande exposição. A peças vieram de Glasgow, Escócia, importadas pela Casa Boris e fundidas pela Walter Mac Farlane & Co. 

2 - Primeira apresentação teatral

Apesar do dia 17 de junho marcar o aniversário do TJA, a primeira apresentação teatral só aconteceu em 23 de setembro de 1910. O nome do espetáculo que inaugurou o palco do equipamento é “O Dote”, de Artur Azevedo, encenado pela companhia Dramática Lucilla Perez.

3 - Dois projetos de jardim

O TJA foi planejado com a intenção de abrigar um jardim, mas na época da construção (1908-1910) não havia espaço suficiente para que o projeto saísse do papel. Só em 1975, o equipamento se tornou o primeiro e único teatro com jardim do Brasil, a partir do trabalho de um dos maiores paisagista do mundo, Roberto Burle Marx. O projeto inicial era de um “Jardim Espetáculo”; já o segundo, de um “Jardim Utilitário”. 

Jardim TJA
Legenda: O jardim do TJA foi planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx e conta com 50 espécies de plantas dos cinco continentes
Foto: Nah Jereissati

4 - Plantas dos cinco continentes

O jardim do TJA reúne mais de 50 espécies de plantas dos cinco continentes. Destacam-se amostras de cajueiro, jucá, juazeiro, macaúba, oitizeiro, palmeira, pau-brasil, pau-ferro e a maior cascata verde do Ceará, uma tumbérgia de mais de dez metros de altura. 

5 - Camarotes literários

Título dos livros e de obras não literárias do escritor José de Alencar nomeiam os camarotes do teatro, 19 espaços com seis lugares cada. São eles: Cinco minutos (1856); O demônio familiar (1857); As asas de um anjo (1858); Lucíola (1862); Diva (1864); As minas de prata (1865); O gaúcho (1870); A pata da gazela (1870); O tronco do ipê (1871); Sonhos d'ouro (1872); Guerra dos mascotes (1873); Ubirajara (1874); Senhora (1875); O jesuíta  (1875); O sertanejo (1875); A propriedade (1883); Esboços jurídicos (1883); Viagem Imperial (1871) e Discursos Parlamentares (1977). Há ainda dois espaços, no mesmo piso, que carregam nomes das obras: Verso e reverso (1857) e O garatuja (1873).

6 - Sol substituído por lustre

Na época da inauguração, no lugar do lustre havia uma pintura do sol. Com a chegada da energia elétrica, em 1919, o astro-rei foi substituído pelo lustre, que tem pequenas estruturas ao redor das lâmpadas para que as luzes sejam refletidas como os raios solares. 

7 - Pintura escondida

Ainda sobre o teto do equipamento, na raspagem da pintura “Céu aberto”, realizada na reforma de 1989-1991, foi descoberta uma nova figura: a cabeça de um homem negro, provavelmente de um jovem. Até hoje não se sabe realmente o que significa. A única certeza é de que a figura foi feita para ser achada. 

TJA por dentro
Legenda: A sala de espetáculo principal do TJA possui capacidade para até 752 lugares
Foto: Nah Jereissati

8 - Foyer como sede da Câmara Municipal 

Houve uma época em que o Foyer do TJA abrigou o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Além disso, também foi sede dos ateliês de Ramos Cotoco e Raimundo Cela, da  Escola de Dança do Hugo Bianch, da Biblioteca Carlos Câmara e de um museu com a história do Theatro. 

9 - Anexo CENA e a Faculdade de Odontologia da UFC 

Anexo à edificação histórica do TJA, está o Centro de Artes Cênicas do Ceará – CENA, inaugurado em 1991. O lugar abriga hoje diferentes salas, palcos, galerias, biblioteca, e também o Curso Princípios Básicos de Teatro. Mas, antes de sua inauguração, em 1991, funcionava ali a antiga sede da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

10 - Pacotes de ingressos

No TJA, já foram comuns as vendas antecipadas de ingressos para pacotes de oito a dez peças. As famílias cearenses compravam os bilhetes dos camarotes e preparavam uma roupa especial para a temporada do espetáculo. Os homens só entravam de paletó e gravata, e as senhoras usavam luvas e chapéus. 

Fontes:
Direção do Theatro José de Alencar;
Publicação “Vamos ao Teatro” (1994), da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar;
Livro “Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar” (2012), de Ricardo Bezerra, Fernanda Rocha, Ana Rita Carneiro e Temístocles Anastácio;
Site do TJA.

Assuntos Relacionados