Vanessa da Mata comemora show no aniversário de Fortaleza: ‘Vamos ter um dia muito especial’

Cantora ocupa o Aterrinho da Praia de Iracema neste sábado (13) com canções consagradas, repertório do novo álbum e, quem sabe, “alguma surpresinha”

Escrito por Diego Barbosa , diego.barbosa@svm.com.br
Legenda: “Chego muito feliz com a minha caminhada e o rumo que minha carreira levou", diz Vanessa da Mata ao desembarcar em Fortaleza para show
Foto: Priscila Prade

“É difícil definir uma cidade”, confessa Vanessa da Mata às vésperas de aterrissar em Fortaleza. Está animada. Neste sábado (13), sobe ao palco no Aterrinho da Praia de Iracema para cantar o aniversário da Capital. “Minha energia é a melhor possível, tenho certeza que vamos ter um dia muito especial para celebrar essa terra que tanto amo”.

A apresentação tem tudo para ser, de fato, memorável. Principalmente porque se conecta a lembranças. Vanessa recorda de, ainda no início da carreira, se espantar com o carinho dos fortalezenses e de como sabiam cantar todas as músicas dela. O que começou como algo “muito gostoso”, ganhou tentáculos e floresceu. Virou bem-querer.

Veja também

“Chego muito feliz com a minha caminhada e o rumo que minha carreira levou. Estou divulgando ‘Vem Doce’, um álbum autoral produzido por mim e que está sendo bem recebido pelo público, o que para um artista é maravilhoso”, contextualiza ao Verso, citando o projeto mais recente. Alvo de escuta atenta, o disco realmente é um deleite.

Nele, a matogrossense explora um lado mais cronista da própria personalidade. Fala de situações cotidianas, como em “Vizinha Enjoada” e “A Amiga Fofoqueira”. Mas também de assuntos mais sérios, como em “Foice”. No fim das contas, é trilha puramente amorosa – não à toa, “Vem Doce”, a faixa, intitula e dá tom ao trabalho.

“Para o show, busquei inspiração nos modernistas porque entendi que poderiam ajudar a costurar melhor o desenrolar das minhas apresentações. É sempre importante olhar pro passado para imaginar o futuro. A Vanessa desse projeto é uma mulher livre, que canta, escreve e produz seus próprios trabalhos e quer dividir sua arte com o mundo”.

Para cantar junto

Isso não impedirá que sucessos de outras épocas preencham o tablado. Da Mata garante que  “Ai Ai Ai…”, “Amado” e “Não Me Deixe Só” – além de, quem sabe, “alguma surpresinha” – não fugirão do repertório. Pelo contrário: devem protagonizar alguns dos melhores momentos do show ao terem força para convocar todo mundo a cantar junto.

O destaque, contudo, vai mesmo para “Vem Doce”. Idealizado para festejar as duas décadas de carreira da cantora, o álbum está sendo indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. O show derivado dele é puramente especial. Dividido em três atos, tem direção assinada por Jorge Farjalla e mergulha em revisitas.

Legenda: Em "Vem Doce", Vanessa transita do pessoal ao musical atestando que ambos não conseguem se dissociar: são parte dela
Foto: Priscila Prade

Vanessa transita do pessoal ao musical atestando que ambos não conseguem se dissociar: são parte dela. E primam por cenários diferentes. Cada um é inspirado por grandes nomes do modernismo brasileiro, a exemplo de Oswald de Andrade, Lina Bo Bardi, Hélio Eichbauer, entre outros. Ao longo de 13 faixas, fazem a alegria rumar para a frente.

Outro detalhe é o fato de contemplar diferentes gêneros e parcerias. João Gomes, por exemplo, engata com ela “Comentário A Respeito de John”, regravação de Belchior. Marcelo Camelo, L7NNON e Ana Carolina dividem outras. Multi-talentosa, Vanessa atua como compositora, arranjadora, produtora e intérprete. E deseja mais.

“No momento, quero continuar com a turnê de ‘Vem Doce’ pelo Brasil. Em maio, embarco para uma Eurotour em que passo por diversas cidades, o que é muito especial para mim. Depois vou pensar melhor como vamos seguir para além dos shows. Espero voltar o quanto antes para Fortaleza”, torce.

Festejar Fortaleza

Além da artista, o aniversário de 298 anos de Fortaleza será comemorado com apresentações de Preta Gil e da banda Essas Mulheres. A festa está marcada para começar às 18h, organizada e realizada pela Prefeitura.

Antes disso, a programação comemorativa teve ainda, no último dia 11, a entrega da Medalha Iracema, considerada a maior honraria municipal. A solenidade aconteceu no Teatro São José e homenageou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; a empresária Maria Consuelo Leão Dias Branco; o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo Costa Júnior; e a bailarina e diretora geral do Instituto Katiana Pena, Katiana Pena Morais.

Assuntos Relacionados