Mostra cearense do Festival Internacional de Dança de Fortaleza é cancelada pela 1ª vez em 25 anos

A mostra já tinha data para acontecer, entre 4 e 6 de julho, no Teatro Dragão do Mar, com cerca de 2 mil dançarinos e dançarinas

Escrito por
Matheus Facundo matheus.facundo@svm.com.br
(Atualizado às 17:08)
FOTO DE DANÇARINOS DE VERMELHO DANÇANDO
Legenda: 25ª edição do Fendafor está marcada para começar em junho
Foto: Divulgação/Fendafor

Pela primeira vez em 25 anos de história, a Mostra Cearense de Dança do Festival Internacional de Dança de Fortaleza (Fendafor) não vai acontecer. Conforme a organização, o projeto, que precisa de recursos como pagamento de passagens, alimentação e organização para dançarinos, não foi aprovado em um edital da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e foi cancelado em 2025. 

O projeto, apresentado pela diretora do Fendafor, Janne Ruth, precisava de três notas para passar, mas um dos pareceristas (que analisam a proposta) atribuiu nota zero, o que inviabilizou a aprovação no edital de eventos calendarizados no Ceará. Segundo Jane, o motivo da nota zero foi não ter comprovado o tempo de festival, fato que ela rebate e diz que estava bem explicado no trabalho.

Em nota enviada à reportagem, a Secult-CE afirmou que "a não seleção de uma proposta não significa que ela não seja relevante ou que sua contribuição cultural não seja reconhecida". Contudo, a pasta mencionou que a seleção envolve "limites orçamentários e critérios previamente estabelecidos" que podem resultar na "não contemplação de projetos importantes".

"Os projetos são avaliados com base em critérios objetivos definidos em edital e a pontuação obtida é o que determina sua classificação. A ausência de algumas documentações ou o não atendimento a algumas exigências dos editais podem inviabilizar a análise dos mesmos e, por este motivo, serem zerados", reforçou a secretaria. "Os itens que levaram à decisão da desclassificação foram informados em parecer detalhado disponibilizado para o agente cultural pela parecerista", acrescentou.

Organização entrará com recurso

Segundo a diretora do Fendafor, Janne Ruth, ela entrou com um recurso contra o indeferimento do projeto, mas esse dispositivo também já foi negado. A mostra já tinha data para acontecer, entre 4 e 6 de julho, no Teatro Dragão do Mar.

Já a mostra competitiva, que é para dançarinos que pagam para ser avaliados, ainda vai acontecer, e está marcada para 25 de junho a 3 de julho, no Theatro José de Alencar.  

"É com profundo pesar que viemos, por meio desta, nos dirigir ao povo cearense e, em especial, aos quase 2.000 bailarinos e bailarinas que sonhavam em mostrar seu talento na Mostra Cearense de Dança em Fortaleza. Infelizmente, em 2025, o projeto submetido não foi aceito", informou o Fendafor, em nota de esclarecimento. 

Veja também

Frustração para a comunidade da dança 

Para Janne Ruth, o momento é de frustração e tristeza, pois a mostra cearense é a única oportunidade de bailarinos e bailarinas exibirem seus talentos de forma gratuita. 

"Me sinto péssima, muito mal. Estou vivendo uma situação acreditando nas bençãos de Deus, tenho que ser forte duas vezes. Me chamam de mãe da dança, muita gente confia em mim. É um projeto de alta relevância cultural, que abre as portas do principal teatro da cidade. Na minha opinião, esse parecerista fez para prejudicar. É a primeira vez em 25 anos de festival que não vai ter [a mostra].

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 
Assuntos Relacionados