Vídeo de Lula em ligação com Wagner Moura após Festival de Cannes volta a viralizar

Imagens foram compartilhadas nesta segunda-feira (12).

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 13:27)

Vídeo do presidente Lula em telefonema para Wagner Moura após o ator conquistar o prêmio de "Melhor Ator" no Festival de Cannes — pela atuação em "O Agente Secreto" — voltou a viralizar nas redes sociais, nesta segunda-feira (12).

Nesse domingo (11), Moura levou o prêmio de Melhor Ator de Drama no Globo de Ouro.

Durante a ligação, o presidente afirmou que o ator é “motivo de orgulho para o País”, gesto que emocionou Moura. Na conversa, Lula destacou a importância da Cultura para o desenvolvimento nacional e elogiou a trajetória do artista.

Atualização [12/1/25, às 13h25]: Inicialmente, a matéria relatava que o vídeo em questão era da ligação de Lula para Wagner Moura após o Globo de Ouro. A informação estava errada. Na verdade, o contato ocorreu quando o baiano ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025.

Na chamada, Wagner Moura exaltou o trabalho do presidente quanto ao olhar pelo cinema: "Desde o seu primeiro governo, sempre, né? O cinema teve um espaço. Eu me lembro que você fazia um umas sessões de cinema. Governo que gosta de Cultura, presidente. E isso é uma diferença muito grande para qualquer país que se quer desenvolver".

Veja também

O presidente defendeu ainda o fortalecimento de políticas culturais em todo o território nacional. "A gente tem que criar núcleos de cultura em cada município, para todo tomar uma coisa muito forte, sabe? E a gente passar a criar instrumento da sociedade fiscalizar as coisas, a execução dos recursos. Sabe? Porque assim a gente vai conseguir colocar a Cultura como uma coisa perene neste País. Ela ensina as pessoas, ela torna pessoas mais culta, torna pessoas mais politizadas, ela gera milhões de empregos".

Em resposta, Moura agradeceu a ligação e ressaltou a emoção ao ouvir o presidente falar sobre Cultura.

"Acredito mesmo que o Brasil é um país que tem vocação para isso, sabe, presidente? Vocação para a cultura. Mas você não sabe a alegria que dá Lula tá falando com você e ouvi-lo falar assim de Cultura. É lindo, emociona e faz a gente ter certeza de que a gente tá indo para o lugar certo, para o caminho certo. Muito obrigado por essa ligação. Presidente que liga para seus artistas, conversa com eles... Isso aí é grande", concluiu Wagner Moura. 

Assuntos Relacionados