Cearense Socorro Acioli é finalista do Prêmio Intelectual do Ano, da União Brasileira de Escritores
Escritora do livro "Oração para desaparecer" concorre ao Troféu Juca Pato 2024 - Prêmio Intelectual do Ano
A escritora cearense Socorro Acioli, autora do romance "Oração para desaparecer" (2023), é uma das cinco finalistas do Troféu Juca Pato 2024 — Prêmio Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE) desde 1962.
A láurea reconhece personalidades que lançaram livros de repercussão nacional no ano anterior, se destaquem em qualquer área do conhecimento a partir da obra e contribuam na defesa de valores humanos, democráticos e republicanos.
Veja também
Além da cearense, também foram escolhidos como finalistas ao prêmio:
- a professora e ativista indígena Eliane Potiguara, autora de "O vento espalha minha voz originária";
- o dramaturgo e ativista LGBTQIA+ João Silvério Trevisan, autor do livro "Meu irmão, eu mesmo";
- a escritora Maria Valéria Rezende, autora do livro de contos "O mistério de Digiolho";
- e a jornalista Míriam Leitão, que assina "Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades"
Os cinco nomes finalistas foram escolhidos pela diretora da UBE após indicação aberta ao público. A escolha do nome vencedor será feita por associados da União e deve ser divulgada em 20 de setembro.
Entre nomes que já venceram a comenda de Intelectual do Ano, estão a cearense Rachel de Queiroz, as escritoras Lygia Fagundes Telles e Conceição Evaristo, o líder indígena e poeta Ailton Krenak e a quadrinista Laerte Coutinho
A União Brasileira de Escritores é uma sociedade civil que atua em prol do autor, do livro e da informação, promovendo diferentes eventos e ações culturais, sociais e literárias.