Biblioteca, museu, cinema, sebo e exposição: o que fazer no rolê gratuito de um dia em Fortaleza

Programação agrada a todos os públicos com vasta opção de atividades, e o melhor: pouquíssima distância entre um lugar e outro

Escrito por Diego Barbosa , diego.barbosa@svm.com.br
Legenda: Trajeto contempla as imediações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com diferentes opções de passeio
Foto: Fabiane de Paula

Não importa se são férias ou não. Existe um rolê gratuito em Fortaleza ideal para qualquer época do ano. Ao longo de um dia, é possível vivenciar diferentes experiências envolvendo livros, filmes, artes visuais, história e patrimônio. E o melhor: com pouquíssima distância entre um lugar e outro.

Veja também

Descendo para a região do Centro próxima à Praia de Iracema, o primeiro endereço a ser desbravado pode ser o da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – quem sabe pela manhã? O amplo estacionamento garante você ir com a família e levar mais gente. Engana-se quem acredita que apenas livros e literatura integram a programação do equipamento.

Legenda: Na Bece, a palavra a grande protagonista da casa a partir dos diversos setores lá disponíveis
Foto: Thiago Gadelha

No geral, é a palavra a grande protagonista da casa a partir dos diversos setores lá disponíveis. São 13 no total, compreendendo Atualidades, Artes e Iconografia, Infantil, Obras Raras, uma coleção particular dedicada ao Ceará, entre outras. O Espaço Multiuso é um dos grandes oásis da Bece, uma vez que permite ações com ainda maiores possibilidades.

É nessa seção – constituída de salas com divisórias removíveis, podendo criar até quatro ambientes para vários usos – que acontecem reuniões, palestras, rodas de conversa, cursos, oficinas, apresentações, lançamentos, dentre outros projetos culturais e educativos. Fica integrado à área externa de convivência, com varanda e jardim.

Legenda: Coleção dedicada à literatura cearense pode ser encontrada na biblioteca
Foto: Thiago Gadelha

Legenda: Visão privilegiada em um dos andares da Bece
Foto: Thiago Gadelha

Legenda: O próprio universo da Bece convida para boas experiências de leitura
Foto: Thiago Gadelha

Ou seja, vale ficar atento à programação para saber de que forma melhor aproveitar a casa. Até porque outro destaque é o próprio universo da Bece, com cantinhos super aconchegantes para você ter a melhor experiência de leitura – até vista para o mar tem. As cores em amarelo e laranja chamam para um mergulho profundo nas letras e na cultura. Vá!

Dos livros para as mostras

Uma simples passarela facilita o acesso da Bece para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, quando o mundo se amplia ainda mais. De um lado, museus; do outro, cinema, planetário, sebo e outras atividades. Na área museológica, são dois os equipamentos: o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

Legenda: A exposição "Vaqueiros" é de longa duração no Museu da Cultura Cearense
Foto: Thiago Gadelha

O primeiro tem caráter etnográfico, bastante focado em nosso patrimônio cultural. Um exemplo é a exposição “Vaqueiros”, no piso inferior, de longa duração. Nela, a reconstrução do que tradicionalmente compreende-se como cultura sertaneja. Além da mostra, outras de curta e média duração compõem o panorama, flertando com a mesma visão.

Por sua vez, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará recebe obras de grandes artistas locais, nacionais e internacionais. São 13 salas climatizadas com acesso pela entrada principal do Dragão (na Avenida Castelo Branco), pela passarela vermelha ou pelo elevador panorâmico. O Mac Educativo completa a experiência, em contato direto com o público.

Legenda: Além de "Vaqueiros", outras mostras de curta e média duração compõem o MCC, flertando com a mesma visão
Foto: Thiago Gadelha

No piso inferior do Museu de Arte Contemporânea, tem ainda a Biblioteca de Artes Visuais Leonilson. Entre livros, catálogos e periódicos, a casa possui mais de três mil títulos nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea, entre outras linguagens, além de acervo audiovisual. 

Estrelas do céu e do cinema

Dali para o Planetário Rubens de Azevedo é um pulo. A programação da tarde do seu rolê pode ser dar uma passada por lá – o mais moderno planetário da América Latina – e conferir sessões especiais combinando projeções em fulldome (que preenche a famosa cúpula do equipamento com animações de computador) e trilhas musicais.

À noite, a depender da programação do mês, públicos de todas as idades são convidados para a observação astronômica de crateras da lua, planetas e nebulosas. A participação é gratuita, por ordem de chegada, e a realização fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.

Legenda: A passarela mais famosa do Ceará dá acesso a outras partes do nosso rolê
Foto: Thiago Gadelha

A gente aconselha que o próximo passo seja descer as escadas até o térreo e aproveitar a grade de exibição do Cinema do Dragão. O espaço conta com duas salas, uma com 122 lugares e outra com 174 poltronas, e é ideal para quem deseja mergulhar no circuito alternativo, distante do cinema comercial.

Nesse sentido, filmes nacionais e mostras com produções latino-americanas e europeias são as principais pedidas. Ações regulares de terça a domingo, a partir das 14h, entre exibições de estreias e clássicos do cinema brasileiro e mundial, além de mostras e debates, também fazem parte da programação. Imperdível.

Legenda: Ações regulares, entre exibições de estreias e clássicos do cinema brasileiro e mundial, além de mostras e debates, integram o Cinema do Dragão
Foto: Thiago Gadelha

Em tempo, sem desgrudar dos livros, quem for à Sala 1 do Cinema do Dragão também pode aproveitar a beleza do Lindo Sebo Delirante. Cerca de mil títulos ocupam as estantes do recanto – estreito, mas cheio de personalidade – incluindo discos de vinil, prints, velas aromáticas, artesanatos, entre outros artigos. Aposto que você não sairá de mãos abanando.

Vários lugares em um

Fechando o rolê, no atravessar dos arredores do Dragão – entre trailers de comida e o colorido das boates – está a Caixa Cultural Fortaleza. O equipamento tem a proeza de reunir várias atividades em um só lugar. A arquitetura caprichada do espaço já emerge como um grande cartão de visitas, ambientando trocas, saberes e descobertas.

Legenda: Fachada da Caixa Cultural Fortaleza, logo ao lado do Dragão do Mar
Foto: Fabiane de Paula

Legenda: Oficinas, encontros e ações formativas são destaque na Caixa Cultural Fortaleza
Foto: Fabiane de Paula

Instalada no prédio da antiga Alfândega – construção histórica tombada pelo Estado – a Caixa Cultural conta com ações diferentes a cada mês. Logo, é sempre bom conferir o que está programado para a ocasião da visita. Conforme o histórico da casa, alguns dos projetos mais famosos são visita guiada, ateliês de criação e oficinas de diferentes linguagens.

O local é composto por um cineteatro com 181 lugares, três amplas galerias de arte, salão de ensaios, salas para oficinas de arte-educação, foyer, espaço para café cultural e livraria, além de um agradável jardim e de espaços para convivência e realização de eventos. 

Legenda: Cineteatro com 181 lugares é palco para espetáculos e shows na Caixa Cultural Fortaleza
Foto: Fabiane de Paula

Legenda: Arquitetura do equipamento faz brilhar os olhos do público
Foto: Fabiane de Paula

Legenda: Instalada no prédio da antiga Alfândega, a Caixa Cultural Fortaleza conta com ações diferentes a cada mês
Foto: Fabiane de Paula

A essa altura, talvez já seja fim de tarde e você vivenciou o coração cultural da capital cearense. O roteiro aqui descrito, por sinal, pode iniciar pelo fim ou finalizar pelo começo. Não importa.

Bom é saber que, independentemente do trajeto, entre um lugar e outro, há o mar logo ali, a possibilidade de um café, outros equipamentos ao redor – a exemplo da Estação das Artes, da Pinacoteca, do Passeio Público. Viver é legal.


Serviço
Rolê cultural de um dia em Fortaleza 
Programação completa de cada equipamento nas redes sociais deles
Bece: @bece_bibliotecaestadualdoce
Museu da Cultura Cearense: @mccdragao
Museu de Arte Contemporânea do Ceará: @macdragao
Planetário Rubens de Azevedo: @planetariorubensdeazevedo
Cinema do Dragão: @cinemadodragao
Lindo Sebo Delirante: @lindosebodelirante
Caixa Cultural Fortaleza: @caixaculturalfortaleza

Assuntos Relacionados