Aquiraz investe em capacitação para expandir o seu potencial turístico

O município possui algumas das mais bonitas praias do litoral cearense.

Escrito por Sebrae/CE ,

Barracas de praia, rendeiras, donos de hotéis, de pousadas e restaurantes das praias da Prainha, Presídio, Batoque e Iguape – todas no município de Aquiraz- estão buscando na qualificação uma forma de conquistarem mais clientes e atraírem mais visitantes para o território. A ação é resultado de uma parceria entre o Sebrae, Prefeitura de Aquiraz e os empreendedores locais que desde outubro de 2017 têm se dedicado a um programa de capacitação onde aprenderam desde técnicas para melhoria do atendimento ao cliente, características do comportamento empreendedor, até a manipulação de alimentos, passando por um programa especialmente formatado para a região e que focou, sobretudo, na formação de novas lideranças.

Entre os programas desenvolvidos a partir da parceria entre o Sebrae Ceará e Prefeitura, com forte adesão da Associação das Barracas de Praia da Prainha, estão a capacitação dos associados nas áreas de gestão, atendimento e manipulação de alimentos, prevenção de incêndio, além da participação do seminário Empretec. 

Todas estas ações despertaram nos empreendedores o desejo de continuar investindo em qualificação. Um dos exemplos é a participação de quatro barracas de praia da Prainha na edição deste ano do Programa Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae, que certifica empresas dos segmentos de alimentação fora do lar, hospedagem e eventos que têm excelência na prestação de serviços.

De acordo com o gestor do escritório Regional Metropolitano, Everaldo Peixe, estas ações desenvolvidas em Aquiraz estão integradas a um projeto maior do Sebrae: o de fortalecimento do turismo no litoral leste, que culminou no processo de estruturação da Rota das Falésias. O roteiro é formado por treze municípios, sendo cinco do Rio Grande do Norte e sete do litoral leste cearense, começando justamente por Aquiraz.

Fazendo acontecer

Tanta informação e estímulo já estão fazendo a diferença nas comunidades atendidas. Principalmente porque Aquiraz tem uma situação peculiar: em seus 36 quilômetros de litoral pode-se perceber, nitidamente, cinco regiões perfeitamente divididas, inclusive do ponto de vista turístico. São praias com vocações e atrações distintas, inclusive na Culinária.

Gente como dona Delva Ribeiro, da Barraca Dona Diva, na Prainha, que há 38 anos trabalha na mesma barraca. “Comecei com uma vela de jangada, um fogareiro a lenha e uma caixa de isopor”. Hoje, com o espaço já devidamente estruturado ela conta que, desta vez, vai implementar as mudanças necessárias para oferecer higiene e bom atendimento a quem já não resiste ao seu tempero.

“Muitas vezes fiz curso falando como deveria agir na cozinha e no atendimento. Mas, não tinha força ou vontade para brigar para que o pessoal fizesse direito. Desta vez, vai ser diferente. Quero tudo direitinho, como deve ser, porque é o certo”, assegura.

Outra conquista foi a oportunidade da empreendedora Daniela, proprietária da Barraca da Danny, de representar o município de Aquiraz na ABAV 2018, maior feira de turismo do país, que acontece em São Paulo. Sua grande satisfação era mostrar a todos que já tinha conquistado o Selo de Qualidade e que está renovando sua premiação, cujo resultado final é a satisfação do cliente.

O roteiro

A Rota das Falésias é um roteiro turístico que reúne atrativos e equipamentos dos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. A partir de 2017, o roteiro cresceu com a inclusão das cidades potiguares de Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró - que passaram a integrar o projeto. Assim, o território expandiu-se para 240 quilômetros de litoral e 43 praias.

A partir dessa nova realidade, ações começaram a ser implementadas para explorar todo o potencial gastronômico, esportivo, histórico, cultural e de lazer dos treze municípios envolvidos. Um trabalho que pretende dar a devida dimensão e divulgação a uma das regiões mais ricas em belezas naturais e diversidades do Nordeste.

Aquiraz

Primeira capital do Ceará, o município de Aquiraz – palavra de origem tupi que significa "água mais adiante"- fica a 32 quilômetros de Fortaleza e guarda, em suas raízes, tradições indígenas e do colonizador europeu além de traços da cultura africana. Criada em 13 de fevereiro de 1699 e efetivamente instalada em 27 de junho de 1713, tornou-se, à época, a sede administrativa da capitania do Siará Grande até o ano de 1726, ou seja, foi capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza.

 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo sebrae v10

          

Assuntos Relacionados