A trajetória e os impactos culturais de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), serão um dos destaques do 29º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Longa dirigido pelo cearense Wolney Oliveira que aborda estes e outros aspectos da figura histórica é um dos selecionados para o evento de audiovisual. A edição de 2024 do festival ocorre entre os dias 3 e 14 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro.
"Lampião, Governador do Sertão" compõe a mostra competitiva brasileira de longas ou médias-metragens do É Tudo Verdade neste ano. A obra se debruça no legado cultural, nos mitos e nas polêmicas que cercam o "rei do Cangaço".
Além da obra cearense, outros seis filmes participam da competição do formato destacando trajetórias de personalidades como a escritora Fernanda Young (1970-2019) — no longa "Fernanda Young - Foge-me ao Controle" de Susanna Lira — e o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo — em "Verissimo", de Angelo Defanti.
Na abertura do evento, será exibido o longa "Um Filme Para Beatrice", da cineasta Helena Solberg, que revisita obras da trajetória da artista para responder a pergunta “Como vão as mulheres no Brasil?“. Na sequência, o britânico "O Competidor", de Clair Titley, apresenta a história real de um homem que viveu quinze meses preso sem saber que tinha a vida transmitida ao vivo.
Competição brasileira de longas ou médias-metragens
- Diamantes, de Daniela Thomas, Sandra Corveloni e Beto Amaral
- Fernanda Young - Foge-me ao Controle, de Susanna Lira
- Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, Bel Bechara e Sandro Serpa
- Inutensílios, de Bruno Jorge
- Lampião, Governador do Sertão, de Wolney Oliveira
- Tesouro Natterer, de Renato Barbieri
- Verissimo, de Angelo Defanti
29º É Tudo Verdade
Quando: de 3 a 14 de abril
Onde: São Paulo e Rio de Janeiro
Mais informações e seleção completa: no site do evento