Jornalista da Globo revela diagnóstico de doença autoimune

Michelle Loreto compartilhou ter dermatite atópica

Escrito por Redação ,
Michelle é jornalista da Globo
Legenda: Michelle é jornalista da Globo
Foto: Reprodução/Instagram

A jornalista da Globo Michele Loreto, de 44 anos, revelou em postagem no Instagram, nessa quarta-feira (24), que tem uma doença autoimune e sem cura: a dermatite atópica

“Você já ouviu falar? Dá muita coceira, vermelhidão, deixa a pele ressecada, grossa. Imagina que sua pele é um muro de tijolo e entre os tijolos tem o rejunte, a proteção para não deixar nada passar... Só que, quem tem a dermatite atópica, tem esse muro sem rejunte em vários lugares. Ou seja: tem uma pele mais exposta, e com menos proteção”, iniciou.

Michele revelou que os sintomas apareceram ainda na infância. “Em mim apareceu quando eu tinha 3 anos, na infância, assim como acontece com 80% das pessoas que têm dermatite atópica. Meus pais demoraram para ter o diagnóstico certo. Eu voltei a manifestar a doença na adolescência, depois aos 25 anos", relatou.

A apresentadora disse ainda que a doença se manifestou enquanto estava grávida de Aurora, que atualmente tem 9 meses. "Para a minha surpresa, a dermatite atópica voltou na gravidez em lugares que nunca havia aparecido antes”, disse ainda ela, que é mãe de Aurora, de 9 meses.

O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, geralmente nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. Não é contagiosa e, em grande parte dos casos, está associada à asma e à rinite alérgica.

Ela é caracterizada pela presença de lesões que formam crostas e coçam bastante, incomodando muito o paciente afetado.

O tratamento exige cuidados contínuos, já que a doença é crônica. Portanto, a hidratação da pele deve ser diária, sempre após os banhos. Quanto mais hidratada a pele estiver, menor a chance de ter novas crises de coceira, ressalta Bárbara Bastos.