Prédio onde estacionamento cedeu só será liberado após avaliação de engenheiro, diz Defesa Civil

Afundamento de solo em estacionamento de imóvel do Montese ainda pode ser um risco para estrutura

Escrito por Redação ,
Defesa Civil segue no local dando assistência aos moradores do prédio
Legenda: Defesa Civil segue no local dando assistência aos moradores do prédio
Foto: Leabem Monteiro/SVM

Os condôminos de prédio no Montese interditado após o piso do estacionamento ceder só poderão voltar para casa após avaliação de um engenheiro, agendado para esta terça-feira (25). Conforme a Defesa Civil de Fortaleza, o deslizamento de terra no local ainda pode ser um risco ao prédio.

Segundo Uchôa Pinho, gerente do Núcleo Emergencial da Defesa Civil, análise inicial indicou que ocorreu o solapamento de uma fossa no estacionamento - uma forma de deslizamento que provoca o afundamento do solo.

"Essa fossa continua sendo utilizada, segundo informou a subsíndica. Por conta desse solapamento, o prédio está isolado. A priori, a estrutura do prédio apresenta pequenas manifestações patológicas que não são oriundas do solapamento. No entanto, o prédio ficará interditado por conta do solapamento porque ainda existe risco de continuar o desabamento desse terreno onde está a fossa", explicou.

Veja também

Para poder liberar a volta dos moradores, a equipe do órgão municipal aguarda a avaliação de um engenheiro contratado pelos moradores. "Permanecerá interditado até o engenheiro que os condôminos contratarem, que ficaram de trazer ainda hoje, pra fazer uma avaliação, emitir um laudo sobre a situação pra fazer a recuperação. É ele que dará as informações necessárias para tomar as providências sobre a permanência ou não do prédio". 

A desinterdição será feita com a apresentação do laudo. O engenheiro vai avaliar a questão do risco. Se ele identificar que o risco é mínimo, ele vai apontar no laudo como também o que será feito para recuperação
Uchôa Pinho
Gerente do Núcleo Emergencial da Defesa Civil de Fortaleza

Duas famílias dormiram em prédio após desabamento

Estacionamento foi construído em cima de fossa
Legenda: Estacionamento foi construído em cima de fossa
Foto: Isaac Macêdo

Mesmo com a evacuação após a interdição do prédio, duas famílias passaram a noite acomodadas em apartamentos "por não terem para onde ir", segundo Uchôa Pinto. 

Dois veículos estão no estacionamento que desabou. Conforme o gerente da Defesa Civil, uma das moradoras já tomou providências para a retirada.

Ainda segundo o gerente da Defesa Civil, todos os moradores foram orientados a procurar abrigo em local seguro. "Damos todas as orientações para que as pessoas não tenham risco", concluiu Uchôa Pinho. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados