Fortaleza e pelo menos mais 6 cidades do CE registram mais de 100mm de chuva; veja locais
Precipitações intensas marcam último dia do primeiro mês da quadra chuvosa no Estado

As chuvas intensas que caem sobre o Ceará desde a noite da última quinta-feira (27) elevaram os registros monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Parte do Estado também recebeu aviso meteorológico vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até as 12h desta sexta (28). Até o momento, oito cidades, incluindo Fortaleza, registraram mais de 100mm de chuva nas últimas 24 horas.
De acordo com o Calendário de Chuvas do Ceará, as cidades mais afetadas ficam na área litorânea e na região jaguaribana. A capital teve o maior volume acumulado no Estado entre as 7h de quinta e as 7h desta sexta-feira (28).
Veja a lista:
- Fortaleza (Posto: PICI): 152.4 mm
- Caucaia (Posto: CAUCAIA): 149.8 mm
- Beberibe (Posto: LAGOA FUNDA): 144.8 mm
- Icó (Posto: TRES BODEGAS): 130 mm
- Fortaleza (Posto: MARAPONGA): 126 mm
- Maranguape (Posto: FAZENDA COLUMINJUBA): 120 mm
- Beberibe (Posto: BEBERIBE): 120 mm
- Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES): 118 mm
- Beberibe (Posto: SITIO FORQUILHA - COGERH): 118 mm
- Cascavel (Posto: CASCAVEL): 105 mm
Na noite de ontem, a Defesa Civil do Ceará emitiu alerta de severidade das precipitações, seguindo aviso meteorológico elaborado pela Funceme. A Fundação não descarta "a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento".
Entre as recomendações da Defesa Civil, estão:
- Evite áreas de risco e fique atento aos alertas
- No trânsito, redobre a atenção e evite trechos alagados

Segundo a Funceme, a manhã desta sexta deve variar de nublado a parcialmente nublado com chuva e trovoadas no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba, e chuvas isoladas na Jaguaribana e no Cariri.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará entre fevereiro e maio, está mais próxima da costa norte do Nordeste do Brasil, favorecendo a ocorrência de chuvas no centro-norte do Estado.
Veja também
Previsão para os próximos dias
Ao longo da tarde e noite de sexta-feira, a chuva deve ter intensidade variando de moderada a forte em macrorregiões como Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Jaguaribana e Maciço de Baturité.
No sábado (1º), as chuvas continuam, mas há indicativo de redução da área com chuva e dos acumulados de chuva, que devem passar a ocorrer de forma mais esparsa, principalmente a partir da tarde.