Defesa Civil descarta risco iminente de rompimento em açude de Pedra Branca, mas recomenda obras

Órgão visitou o reservatório e reduziu o nível de perigo divulgado inicialmente pelo Município

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Inspeção da Defesa Civil em açude de Pedra Branca em 6 de abril de 2023
Legenda: Atualmente, a população local não precisa ficar alarmada, pois a situação não é grave, conforme as autoridades
Foto: divulgação

A Defesa Civil do Estado descartou o risco iminente de rompimento de um açude particular na comunidade de Serra da Santa Rita, em Pedra Branca. A conclusão partiu de uma análise realizada pelo órgão na estrutura do reservatório nessa quinta-feira (6). 

No fim da noite de quarta-feira (5), o chefe do Executivo local, Matheus Gois (PSD), divulgou um vídeo alertando a população sobre a possibilidade da violação da estrutura do reservatório, que, segundo ele, poderia gerar uma espécie de "efeito cascata", provocando arrombamento ou transbordamento de outras barragens da região.

Veja também

No entanto, como esclareceu o coordenador Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Haroldo Gondim, nesta sexta-feira (7), a avaliação do órgão constatou que o nível de perigo não era tão alto como a Administração chegou a cogitar. 

[A barragem] não estava com esse risco todo. As pessoas não foram evacuadas, não saíram de suas casas. Foi uma preocupação do prefeito, até porque com essas chuvas [intensas] a gente não sabe o que vai acontecer, mas, a priori, [a possibilidade imediata] foi descartada."
tenente-coronel Haroldo Gondim
Coordenador Defesa Civil do Estado

Inspeção no açude de Pedra Branca
Legenda: Equipe de técnicos do Município e do órgão estadual realizaram uma avaliação da situação
Foto: divulgação

Diferente da informação fornecida pelo representante, o secretário de Agricultura e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Reginaldo Sousa, disse, ao Diário do Nordeste, que alguns moradores deixaram as próprias residência, entre quarta e quinta-feira, devido à possibilidade de arrombamento. Alguns deles chegaram a ser levados para os abrigos fornecidos pela cidade.  

Risco de rompimento existe, mas é menor

Na visita ao açude, os técnicos do órgão estadual identificaram algumas anomalias, como formigueiros e surgimento de água no pé de jusante, de fácil resolução, conforme o relatório da instituição. A princípio, os problemas não representam um perigo imediato.

Técnicos da Defesa Civil do Ceará visitam açude em Pedra Branca
Legenda: Profissionais da Defesa Civil identificaram anomalias típicas de barramento de terra, que são de fácil resolução, conforme o relatório
Foto: divulgação

Após a avaliação, a instituição recomendou a realização de obras para corrigir os problemas e garantir a segurança da barragem, entre elas o rebaixamento urgente do sangradouro e a limpeza dos taludes - espécie de superfície inclinada do maciço que pode está ou não em contato com a água do reservatório. 

[O risco] foi descartado, desde que sejam feitas todas as intervenções. A gente não pode dizer que foi descartado [completamente], se continuar do mesmo jeito, se houver uma chuva muito intensa, não sabemos o que pode acontecer. Mas se forem feitas essas medidas a gente descarta a [possibilidade] de rompimento da parede."
tenente-coronel Haroldo Gondim
Coordenador Defesa Civil do Estado

Segundo o coordenador, as obras de manutenção do local ficaram a cargo da Prefeitura de Pedra Branca e do proprietário do terreno onde fica o açude, que já teriam iniciado as ações na quinta-feira. 

Nos próximos dias, a Defesa Civil deve realizar novas inspeções no reservatórios, para monitorar a evolução da situação, conforme o capitão Araújo, um dos integrantes do grupo do órgão que realizou a análise da barragem. 

"Considerando que as anomalias são de pequeno porte, nós temos dois pontos que vão ser observado nesses dias, para que a gente possa fazer novas inspeções e dar um novo posicionamento", detalhou à assessoria do Município.

Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no Diário do Nordeste. Envie para o nosso WhatsApp (85) 99969-0752. Clique aqui para já mandar uma mensagem

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados