Começa derrubada do Seara Praia Hotel em Fortaleza, maior demolição mecânica do Brasil; veja imagens
No local, será erguido um edifício com 100m de altura.
Começou a derrubada do prédio onde um dia foi o Seara Praia Hotel, em Fortaleza. Considerada a maior demolição mecânica de um prédio em altura do Brasil, a obra se iniciou em setembro e, agora, já pode ser vista do alto. O imóvel tem 27 andares, 78,3 metros de altura, e o prazo de finalização é estimado em 10 meses.
Com mais de 40 anos de funcionamento, o empreendimento encerrou as atividades em janeiro deste ano e deverá dar lugar a um superprédio com mais de 100 metros de altura.
Conforme apuração do Diário do Nordeste, o processo é feito de cima para baixo e está em etapas iniciais, com cerca de 10% de execução até o momento. São usadas escavadeiras, guindastes e rompedores gigantes nas obras.
Imagens aéreas mostram o desmonte interno da estrutura do hotel, com a retirada de portas, janelas, piscinas e outros elementos. Essa etapa é uma preparação para a fase de demolição estrutural, como aconteceu no Edifício São Pedro, ainda neste ano.
Para garantir a segurança e proteção dos prédios vizinhos, foram instalados pulverizadores de água nas máquinas para evitar poeiras e telas fachadeiras para que nenhum resíduo caia em outras edificações por perto.
Nas demolições mecânicas, explosões ou implosões não são usadas para a derrubada de estruturas. Dessa forma, o trânsito e os prédios vizinhos não são afetados e ainda existe a possibilidade de reaproveitamento do entulho.
Segundo o presidente Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Fernando Galiza, esse processo é planejado com cuidado em uma abordagem segura para trabalhadores e pessoas que vivem ao redor.
“Enquanto órgão fiscalizador, o CREA exercerá sua função de garantir que todos os serviços de engenharia sejam executados sob responsabilidade técnica legal, protegendo os trabalhadores envolvidos e a sociedade como um todo”, afirma em nota.
Veja também
Superprédio vai ocupar terreno
No local do Seara Praia Hotel, será construído um prédio de alto padrão com mais de 100 metros de altura — dimensão que ultrapassa o limite máximo de altura previsto no Plano Diretor de Fortaleza, de 72 metros.
Nos casos em que os prédios extrapolam o limite, os construtores precisam pagar antes uma contrapartida em dinheiro à Prefeitura chamada Outorga Onerosa — que podem custear obras de melhorias urbanas e infraestrutura na cidade.
Nos últimos anos, Fortaleza perdeu 2,4 mil leitos de hotéis para essas construções, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE) feito a pedido do Diário do Nordeste em fevereiro deste ano.
Isso acontece, sobretudo, na orla da capital cearense, onde muitos hotéis tradicionais e bem requisitados por turistas entraram em declínio. Com isso, os terrenos se tornaram atrativos para a especulação imobiliária.
Inaugurado nos anos 90
Em janeiro de 2025, o empreendimento anunciou o encerramento das atividades por meio das redes sociais, mas o fechamento já era esperado desde meados do ano passado. Fontes do setor informaram ao Diário do Nordeste que o empreendimento era um dos seis do setor hoteleiro a fechar as portas em Fortaleza para dar lugar a um superprédio.
“É com um misto de sentimentos que anunciamos o encerramento das atividades do Seara Praia Hotel. (…) Expressamos nossa mais profunda gratidão a todos os nossos hóspedes, colaboradores e parceiros comerciais que fizeram parte da nossa marcante jornada ao longo dos 40 anos de funcionamento. Vocês foram fundamentais para que pudéssemos oferecer experiências memoráveis e serviços de excelência”, escreveu o perfil do hotel no Instagram.