Pesquisa e compra no cartão fidelidade trazem vantagens

Escrito por Redação ,
Diante de uma carga tributária tão expressiva, resta ao consumidor pesquisar muito para fugir dos preços altos. Um levantamento realizado pela reportagem com dez medicamentos, que possuem grande procura, em três redes de farmácias, mostra que os valores podem variar em até 36,49%, de um estabelecimento para outro. É o caso do remédio Dorflex, que custa R$3,59 na Pague Menos e R$4,90 na Dose Certa. Outra saída para economizar é o cartão fidelidade, por meio do qual são encontrados descontos para remédios sem prescrição. 

>>Carga tributária de remédios do Brasil é a maior do mundo

>>ICMS do Ceará se mantém em 17% 

O diretor tesoureiro do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE), Maurício Filizola, ressalta que não adianta pesquisar apenas entre os estabelecimentos, é importante que o consumidor busque também outros remédios que tenham a mesma substância, além da opção dos genéricos. 

“Existem vários medicamentos com o mesmo princípio ativo, que têm um preço muito mais atrativo”, explicou Filizola. A busca em pequenas e médias redes de farmácias também é uma opção para quem procura economizar durante as compras no varejo farmacêutico.

Valores

As maiores variações de preços apontadas no levantamento foram encontradas no Dorflex (36,49%), Voltaren (36,18%), Tylenol (27,30%) e na cartela de Coristina (26,54%). 

Já as menores diferenças de valores foram do Atroveran (8,8%), Neosaldina (10,23%), Claritin Xarope (12,20%) e no Sorine adulto (14,81%). Não foi encontrado nenhum produto com o mesmo valor em todos os estabelecimentos.

Descontos

Dos dez produtos pesquisados, todos os menores preços foram encontrados em valores promocionais, oferecidos pelo cartão fidelidade, aderido por muitas farmácias da Capital cearense. 

Filizola ressalta que os estabelecimentos não podem dar descontos em medicamentos com receita, por eles já terem um preço tabelado, que deve ser repassado ao consumidor. “O cartão fidelidade serve para estimular a compra de outros produtos, de perfumaria e medicamentos de venda livre”, que são os remédios em que o clientes não precisam de prescrição para compra, apesar de ser importante a consulta ao farmacêutico do local. 

O diretor tesoureiro do Sincofarma-CE divulga ainda que até o fim do ano será lançado um aplicativo para ajudar na busca pelo melhor preço. A ferramenta irá comparar os valores de produtos equivalentes e genéricos, mostrando a variação dos preços entre as farmácias. (FC)

tab

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.