Livro sobre desilusões amorosas organizado por cearenses é publicado no Dia dos Namorados

Obra ficará disponível nesta sexta (12) para download gratuito no site e nas redes sociais da editora nadifúndio

Escrito por Redação ,
Ilustração do livro
Legenda: Ilustração do livro "Fissura"
Foto: Raisa Christina

Nem toda história de amor tem aquele “final feliz”. Ou melhor, nem todo “final feliz” precisa ser a dois. Quase todo mundo já passou por uma desilusão, e, no Dia dos Namorados, não é tão difícil lembrar disso. As desventuras românticas têm muito a dizer sobre nós, e foi pensando nesse processo de autoconhecimento que as cearenses Bianca Ziegler, fundadora da editora nadifúndio, e Raisa Christina, artista visual, resolveram organizar o livro “Fissura”.

Veja também

As duas deixaram abertas, até o dia 20 de maio, uma convocatória para o envio de textos, que foram selecionados, ilustrados por Raisa e reunidos na publicação digital. Ao total, foram inscritos 551 artigos. "A gente ficou muito surpresa, tivemos uma dificuldade imensa. A surpresa também foi com a qualidade literária dos textos", informa Raisa.

O livro estará disponível para download gratuito no site e nas redes sociais da editora a partir desta sexta (12), às 17h. Vale ressaltar que foram escolhidas histórias em diversas linguagens, como conto, crônica e poesia. Para embalar a leitura do material, as idealizadoras produziram uma playlist especial com músicas alinhadas ao tema.

Na publicação serão contemplados 31 autores: Cilene Lima, Aline Kauana Cezar, Bárbara Costa Ribeiro, Camila Geremía, Cezar Tridapalli, Diego Gregório, Franck Santos, Gabriel Aragão, Gabriel Mação, Glória Diógenes, Iêda Carvalhêdo, Isabela Bosi, Janaína Fellini, Jean dos Anjos, José Soares Neto, Kah Dantas, Klausney Muniz, Lara Rovere, Lara Ferreira Freire, Juba, Luís Matheus Brito, Migu Cordeiro, Maria João, Mariana Godoy, Mathilde Fillat, Naiana Gomes, Sara Síntique, Susy Almeida, Virgínia Westin, Viviane Amorim e Yuri Marrocos.

Além destes textos que compõem a obra, foram selecionados mais 26, que também serão ilustrados e formarão um acervo no site da editora. Segundo a artista visual, por causa da qualidade do material, o projeto precisou de mais espaço. "Gostamos  muito. Vimos que não ia caber nesses 30 textos. No site, a gente vai publicando e eu vou desenhando no meu tempo", afirma.

O livro terá uma dedicatória em memória de Cilene Lima, partipante do projeto que faleceu durante o período de seleção.

Os autores

Diego Gregório, 34, assessor de imprensa e um dos selecionados, conta que enviou um poema que escreveu há algum tempo, no qual discorre sobre um término de namoro.

"Esse texto, chamado 'Dedicatória', fala de conseguir sentir menos, conseguir gostar menos. Como se eu dissesse 'fique tranquilo que eu sou capaz de gostar menos de você'. Naquele momento, quando eu terminei de escrever, foi como se eu realmente estivesse pronto para o que fosse acontecer", explica. 

Mas esse não é o fim da história. Após dois meses separados, Diego e Lidemberg Ferreira resolveram que estavam prontos para iniciar uma nova relação e o texto foi o "ultimato poético para o retorno".

Foto Diego Gregório e Limdenberg Ferreira
Legenda: Os dois voltaram a namorar depois que Diego escreveu o poema
Foto: Arquivo Pessoal

A obra, segundo o assessor, "mexe muito com ele". Inclusive, a publicação do texto no livro "Fissura" é uma surpresa de Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12). 

Diferentemente de Diego, a violinista e pesquisadora francesa Mathilde Fillat, 32, começou a se aventurar na poesia pela primeira vez durante o período de quarentena. Ela é amiga de Raisa e Bianca e percebeu no livro uma chance de expandir os horizontes do autoconhecimento.

Foto Mathilde Fillat
Legenda: Mathilde considera a música como sua linguagem principal
Foto: Felipe Felizardo

"A escrita é uma linguaguem muito nova para mim. A quarentena foi uma oportunidade para mergulhar bem fundo e escrever. Quando fizeram a chamada eu pensei: 'por que não?'", relata.

Segundo ela, seu poema retrata um desejo de independência e autonomia. "É normal sentir desejo por uma pessoa, mas eu quero ser meu próprio desejo. O processo de escrita ajuda a gente a se completar".

Serviço

Livro “Fissura” (Editora nadifúndio)
Disponível para download gratuito a partir desta sexta-feira (12), às 17h, no site, Instagram e Facebook
 

Assuntos Relacionados