Lilia Schwarcz e Flávio Gomes realizam palestra gratuita em Fortaleza sobre design
Antropóloga e historiador participam do lançamento do projeto "Design e Literatura- Com Textos"
O projeto "Design e Literatura- Com Textos" busca debater temas como relações étnico-raciais, questões de gênero e territorialidades. O lançamento da iniciativa acontece nesta quinta-feira (5), às 19h, no auditório do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF).
Na ocasião, será realizada palestra com participação dos historiadores Lilia Schwarcz (USP) e Flávio Gomes (UFRJ). O acesso é gratuito e a mediação é do curador e galerista Max Perlingeiro.
A ação, coordenada pela Vice-Prefeitura da Capital, pretende estimular uma visão interdisciplinar sobre o Design, a partir da discussão de temas emergentes como racismo, sexismo, xenofobia, capacitismo, entre outros.
Reflexões atuais
“Queremos criar um ambiente permanente de discussões sobre os grandes temas da atualidade que são as relações raciais, de gênero, as desigualdades..." explica, em nota, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.
Em 2019, a capital cearense recebeu a chancela de "Cidade Criativa do Design da UNESCO". O projeto "Design e Literatura Com Textos" soma-se a outras iniciativas já realizadas como o "Bora!Design", "Festival Mulheridades", "Painéis Artísticos nas Escolas", "Fortaleza Futuro Sustentável" e a "Jornada Mundial de Design", encontro anual que reúne profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas como Design, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo.