Fã de horror? 'Sinistro Fest' chega a Fortaleza com filmes de EUA, Europa e Brasil

Gratuito, festival especializado em cinema fantástico reúne mais de 60 produções. Primeiro dia de evento começa com "A Praga", filme de José Mojica Marins (Zé do Caixão) que estava perdido e foi restaurado

Escrito por
Antonio Laudenir laudenir.oliveira@svm.com.br
(Atualizado às 22:56)
Humor e sátira em
Legenda: Uma jovem ingênua cai na armadilha da proprietária de uma agência de "sugar babies": Humor e sátira em "Sugar Dead", curta-metragem de Flávio Carnielli

A capital cearense entra na rota dos festivais especializados no cinema fantástico. Com 60 filmes e cinco dias de programação gratuita, o Sinistro Fest exibe as mais recentes produções do gênero. Obras de Brasil, EUA e Europa participam da mostra competitiva.

Entre os dias 09 e 13 de agosto, o Cineteatro São Luiz promete ser ponto de encontro dos fãs dessa cinematografia. Um encontro com a ficção científica, horror,  suspense... O que a imaginação dos novos diretores e diretoras sonhar. Seis categorias concorrem ao troféu Quibungo.

Realizada de maneira independente, sem patrocínio ou edital de fomento, o Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará teve 803 trabalhos inscritos. Um trabalho de fôlego para a curadoria formada por Beatriz Saldanha, Carlos Primati e Yasmine Evaristo. 

Na abertura do festival, o público contará com a exibição de uma raridade. Trata-se do filme “A Praga”, dirigida por José Mojica Marins (1936-2020). Filmado em 1980, o trabalho não chegou a ser concluído e era dado como perdido. Após restauração, realiza sua estreia no Nordeste com o Sinistro Fest.

"Temos muitos realizadores no Nordeste. Gente que faz flime de gênero e o festival preenche essa lacuna. Nossa região é muito criativa, com imaginação aflorada. O gênero fantástico se liga fortemente com nossa realidade", conta Wesley Gondim, cofundador do festival. 

Cenário atual do cinema

Com tantas obras inscritas, Yasmine Evaristo explica que o desafio da curadoria foi intenso. Ter contato com tantos títulos permitiu que a pesquisadora acessasse um rico panorama do novo audiovisual. Em entrevista, a curadora aponta que o cinema fantástico está cada vez mais inventivo e conectado a particularidades culturais.  

Em relação aos filmes brasileiros, por exemplo, as histórias carregam características de seus estados e/ou regiões, abordando temas relacionados a diferentes áreas como cosmogonia, religiões, oralidade, literatura, política e etc.

"Estamos lidando muitas vezes com histórias que foram e sempre serão contadas, mas por meio de interlocutores diferentes. Por exemplo, assisti a filmes sobre maternidade do ponto de vista de umas realizadora, scifi românticos queer, narrativas da cultura  indígena contadas por indígenas. Tudo isso é muito rico. E está acontecendo aqui e em outros países", descreve Yasmine Evaristo.

Fantasia no Ceará

Entre a programação estão os longas, “A Macabra Biblioteca do Sr. Luchetti”, do cineasta Paulo Biscaia Filho, o chileno “Cinema Psycho”, “Follow Her”, da americana Sylvia Caminer e “The Abandon”, também dos Estados Unidos. Para Gondim, que organiza o evento com Thiago Rocha, projetos com o Sinistro Fest ajudam a divulgar novos filmes e realizadores que estão fora do circuito comercial.

Cearense, com carreira consolidada em Brasília, Wesley Gondim dirigiu cinco curtas-metragens, entre ficção e documentários. A partir de sua experiência no circuito de exibição independente, percebeu a importância de montar um festival em Fortaleza. "É tão importante para mim que sou realizador que tive que fazer um festival", aponta.

Trailer de "Sugar Dead"

O júri oficial será composto pela escritora mexicana Sandra Becerril, o crítico de cinema cearense Diego Benevides, o produtor de cinema argentino Hernan Moyano, o cineasta chileno Jorge Olguín e a crítica de cinema cearense Raiane Ferreira.

Entre os próximos projetos, Wesley Gondim trabalha a estreia em longas-metragens com o documentário "Afeminadas" e o longa de ficção de terror psicológico "Cáustico". Idealizar o Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará, mesmo com recursos próprios, é a concretização de um sonho para o fã de cinema fantástico. 

O objetivo é continuar com novas edições no Sinistro Fest. Caso possível, com melhores condições de apoio. "Quero trazer os realizadores, fazer oficinas, ficar bem maior.", finaliza o organizador.

Veja a programação completa no site do Sinistro Fest.

 

 

Este conteúdo é útil para você?