Como incentivar o interesse pela leitura? Veja 10 livros brasileiros de romance para jovens

Obras selecionadas, escritas por autores brasileiros, são leves e ainda podem ajudar a curar ressacas literárias

Escrito por
Beatriz Rabelo beatriz.rabelo@svm.com.br
Imagem de capa de livros de romance, como Balela, O roteiro do amor, e Quinze Dias
Legenda: Livros da lista são leves e divertidos, voltados principalmente para o público adolescente e jovem adulto
Foto: Divulgação

Quando pensamos em livros românticos para jovens, muitos estão ambientados em cenários estrangeiros, como escolas americanas ou faculdades internacionais. Os romances ambientados em cenários brasileiros surgem trazendo identificação e representatividade. Para quem busca conhecer livros do gênero escritos por brasileiros, o Diário do Nordeste organizou uma lista com 10 obras.

Na seleção, estão histórias mais conhecidas, como "Fazendo meu filme", da escritora Paula Pimenta, e "Quinze Dias", de Vitor Martins. Porém, também foram inseridos lançamentos, como "O roteiro do amor", de Ray Tavares, e "De volta para mim", da Bruna Vieira. 

As histórias são leves, divertidas, com narrativas que fluem com facilidade e podem ajudar os leitores a saírem de uma ressaca literária ou até mesmo a começarem a se apaixonar por leitura. 

Veja também

Confira 10 livros de romance escritos por brasileiros

1. Balela (Solaine Chioro)

"Balela" é um livro que envolve namoro falso, briga de vizinhos e música brasileira. Escrito por Solaine Chioro, acompanha a história de Pietra após ser demitida. Enquanto precisa lidar com as dúvidas sobre o futuro, acaba mentindo para mãe sobre estar namorando. O pior de tudo? Pietra fala o nome do seu vizinho de porta: Eric. 

Capa do livro Balela
Legenda: Livro "Balela", escrito pela brasileira Solaine Chioro, tem o enredo de "inimigo a amante"
Foto: Reprodução

Enquanto mora com o padrinho e ex-integrante do grupo de pagode que emplacou “Balela”, uma música de sucesso dos anos 1990, a jovem precisa fingir um relacionamento falso com Eric. Os dois vão entrar em situações marcadas por cenas divertidas, confusões e, claro, muito romance.

  • Quantidade de páginas: 240 páginas
  • Editora: Alt
  • Onde comprar: Aqui

2. Fazendo meu filme (Paula Pimenta)

A série de livros "Fazendo meu filme" acompanha a protagonista Fani passando por diversos dramas da adolescência. Escrito por Paula Pimenta, a história chegou a ter uma adaptação ao cinema, em filme de mesmo nome. Ao todo, são quatro livros da série. 

Capa do livro Fazendo meu filme: A estreia de Fani
Legenda: A série de livros "Fazendo meu filme" acompanha a protagonista Fani
Foto: Divulgação

O primeiro, intitulado "A estreia de Fani", aborda o cotidiano da protagonista, enquanto ela decide fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. Os capítulos são marcados por festas, conversas por telefone ou MSN, assim como pela própria realidade nos corredores da escola. Para ela, o mundo está cheio de possibilidades, assim como os amores.

  • Quantidade de páginas: 336 páginas
  • Editora: Gutenberg
  • Onde comprar: Aqui

3. O Roteiro do Amor (Ray Tavares)

O livro "O Roteiro do Amor", de Ray Tavares, conta com o clássico clichê do "ódio ao amor". Na história, uma escritora e um roteirista precisam trabalhar juntos para fazer o trabalho "A trilha do coração" ser adaptado para as telas do cinema. 

Capa do livro O Roteiro do Amor
Legenda: Em "O Roteiro do Amor", os leitores acompanham a história de uma escritora e um roteirista precisam trabalhar juntos
Foto: Divulgação

A dificuldade, no entanto, é encontrar um meio-termo: em que tanto o estúdio esteja satisfeito com as mudanças, quanto a autora do trabalho. A questão é que Verônica Nakamura escreveu o livro inspirado no noivo dela, Henrique, que foi embora cedo demais. Ela não quer que o arrogante e cínico Daniel Ortega estrague essa história de amor. Por isso, viaja com ele para uma mansão em Atibaia, que inspirou o livro, para garantir que tudo saia como ela espera. 

  • Quantidade de páginas: 294 páginas
  • Editora: Verus
  • Onde comprar: Aqui

4. Complicado & Perfeitinho (Renan Bittencourt)

Em "Complicado & Perfeitinho", de Renan Bittencourt, o protagonista está acostumado a nunca fazer as coisas do jeito esperado. Sempre gostou das músicas erradas, dos filmes errados e dos programas de TV errados. No entanto, percebe que seu maior erro tenha sido se apaixonar pelo melhor amigo hétero.

Capa do livro Complicado e perfeitinho
Legenda: Protagonista de "Complicado e perfeitinho" se apaixona pelo melhor amigo hétero
Foto: Divulgação

Mas é enquanto busca lidar com a turbulência de seus sentimentos, que percebe talvez não ser tão errado quanto imaginava e descobre que, bom, algumas regras precisam mesmo ser quebradas. 

  • Quantidade de páginas: 336 páginas
  • Editora: Seguinte
  • Onde comprar: Aqui

5. Quinze Dias (Vitor Martins)

Em "Quinze Dias", livro de Vitor Martins, o jovem Felipe precisa lidar com a presença de Caio por duas semanas em seu apartamento. Isso porque a mãe dele concordou — sem consultá-lo antes! — em hospedar o garoto durante parte das férias de julho. 

Capa do livro brasileiro Quinze Dias
Legenda: O livro "Quinze Dias" foi escrito por Vitor Martins
Foto: Divulgação

Felipe fica desesperado porque Caio foi sua primeira paixão de infância, e ele vai ter que enfrentar diversas inseguranças para interagir com o vizinho. Com a inesperada presença, os dois acabam se conhecendo mais e vivendo um novo romance.

  • Quantidade de páginas: 288 páginas
  • Editora: Alt
  • Onde comprar: Aqui

6. Um traço até você (Olívia Pilar)

Escrito por Olívia Pilar, o livro "Um traço até você" conta a história de Lina e de Elza. Enquanto Lina estuda em uma das melhores universidades do país, mora em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte e está sempre se divertindo com os amigos, Elza é uma estudante do curso de Letras que escreve sobre a importância da luta por uma sociedade mais justa. 

Capa do livro Um traço até você, escrito por Olívia Pilar
Legenda: Livro "Um traço até você" foi escrito por Olívia Pilar
Foto: Divulgação

Após o caminho das duas se cruzarem, a dupla irá enfrentar medos e inseguranças, enquanto vivem uma história de amor inesquecível. A narrativa aborda temas como autodescoberta, assim como racismo e os desafios da vida adulta.

  • Quantidade de páginas: 288 páginas
  • Editora: Intrínseca
  • Onde comprar: Aqui

7. Em Sintonia (Jéssica Anitelli)

O livro "Em Sintonia", de Jéssica Anitelli, apresenta aos leitores a história de Felipe, um jovem de 19 anos, enfrentando a pressão dos preparativos para o terceiro ano de ensino médio. 

Capa do livro Em Sintonia, de Jéssica Anitelli
Legenda: O livro "Em Sintonia" foi escrito por Jéssica Anitelli
Foto: Divulgação

Enquanto sobrevive e dramas e pegadinhas entre os vestibulandos, começa a se aproximar de Anita, uma nova aluna que não foi nem um pouco com a cara dele. No entanto, é durante a monitoria de química que os dois percebem que talvez possam estar se apaixonando. O único impeditivo são os assuntos mal resolvidos do passado de Anita.

  • Quantidade de páginas: 312 páginas
  • Editora: Seguinte
  • Onde comprar: Aqui

8. De volta para mim (Bruna Vieira)

O livro "De volta para mim", novo lançamento de Bruna Vieira, acompanha a história de Anita, uma fotógrafa que descobre não estar sozinha na capacidade de viajar no tempo e mudar o passado. 

Capa do livro De volta para mim
Legenda: "De volta para mim" é o novo lançamento de Bruna Vieira

Enquanto procura sua enigmática amiga Pietra, Anita viaja para Itália, levando muitas dúvidas sobre o que significa abandonar a própria história em busca de uma nova realidade. Nesse processo, ela acaba revivendo momentos felizes e traumas esquecidos, percebendo ter amigos leais e um amor que exige coragem. 

  • Quantidade de páginas: 288 páginas
  • Editora: Gutenberg
  • Onde comprar: Aqui

9. Desde que você partiu (Duda Riedel) 

Para quem gostou do filme "Garota Mimada", o livro "Desde que você partiu", de Duda Riedel, pode ser uma boa opção de leitura. A história acompanha os dramas da jovem Maria Victória, que precisa enfrentar diversas questões: um pai distante, um namoro complicado e uma nova madrasta. Em meio a tudo isso, ainda vive o luto pela morte da mãe.

Capa do livro Desde que você partiu, de Duda Riedel
Legenda: Livro "Desde que você partiu", de Duda Riedel, é uma boa opção para quem gosta do filme "Garota Mimada"
Foto: Divulgação

No entanto, após uma briga com seu pai, é enviada para um internato na França. Mesmo que não goste da medida, logo descobre que essa mudança é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e até viver um novo amor. Ao conhecer o charmoso e sensível Gabriel, percebe que não precisa atravessar os problemas da vida sozinha e que pode contar com outras pessoas. 

  • Quantidade de páginas: 224 páginas
  • Editora: Outro Planeta
  • Onde comprar: Aqui

10. Recalculando a rota (Aimee Oliveira)

Moradora de uma periferia no Rio de Janeiro, Vivian precisa lidar com diversos desafios do cotidiano, enquanto percebe enfrenta a turbilhão de sentimentos envolvendo seu ex-namorado Vinícius. Os dramas românticos em "Recalculando a rota", de Aimee Oliveira, apenas aumentam após o jovem sofrer um acidente de moto. 

Capa do livro Recalculando a rota, de Aimee Oliveira
Legenda: "Recalculando a rota" foi um livro escrito por Aimee Oliveira
Foto: Divulgação

Sua mãe decide acolhê-lo para ajudar na recuperação. É nesse período que Vivian acaba percebendo que os sentimentos que acreditava estar no passado, talvez não estejam tão esquecidos assim. A narrativa tem muita música, samba, momentos alegres e novos começos. 

  • Quantidade de páginas: 244 páginas
  • Editora: Plataforma21
  • Onde comprar: Aqui

 

Assuntos Relacionados