Com produções cearenses, Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia filmes da edição de 2025
Evento mineiro ocorre entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025

A Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou os filmes que irão compor a 28ª edição do evento mineiro, um dos principais do audiovisual brasileiro, que ocorre de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025. O Ceará se faz presente com nove obras na seleção.
Veja também
Em 2025, Tiradentes traz mudanças na estrutura das mostras competitivas. A Mostra Olhos Livres passa a ser a principal do evento e será avaliada pelo Júri Oficial.
Já a Mostra Aurora se torna exclusiva para primeiros longas-metragens e será avaliada pelo Júri Jovem. Além delas, Tiradentes conta também com a Mostra Foco, competitiva de curtas-metragens.
A presença cearense se dá nos longas “Batguano Returns – Roben na Estrada” (PB/CE/RJ/SP), na Olhos Livres; “Resumo da Ópera” (CE), de Honório Félix e Breno de Lacerda, na Aurora; e no curta “Ver Céu no Chão” (CE e RJ), de Isabel Veiga, na Foco.
Na Mostra Autorias, foi selecionado o longa "Centro Ilusão", de Pedro Diógenes — que em Fortaleza terá primeira exibição nesta quinta (16) e tem estreia prevista para o 2º semestre.
Já na Mostra Formação — dedicada a curtas produzidos em ambientes formativos e que neste ano será competitiva pela primeira vez —, foram selecionados "Do lado de dentro", de Marina Hilbert; "O Medo Tá Foda", de Esaú Pereira; "Poesia no vinho de seus lábios", de Matheus Monteiro; e "sirius não é tão longe", de Nick Sanches.
Completando a participação do Estado, o curta "Vermelho de Bolinhas", dirigido por Joedson Kelvin e Renata Fortes, será exibido na Mostra Panorama.
O júri oficial escolhe os premiados das mostras Olhos Livres e Foco. Nesta edição, o cineasta cearense Ivo Lopes Araujo será um dos jurados, juntamente do ator Carlos Francisco, da programadora Cíntia Gil, da cantora e compositora Juçara Marçal e da crítica e curadora Rita Vênus.
A 28ª Mostra de Tiradentes, ainda, será guiada pela temática “Que cinema é esse?”, se debruçando sobre as multiplicidades da produção brasileira contemporânea, e também irá prestar homenagem à carreira da atriz Bruna Linzmeyer.
Confira destaques da seleção
Olhos Livres
- “A Primavera” (PE), de Daniel Aragão & Sergio Bivar
- “As Muitas Mortes de Antônio Parreiras” (RJ), de Lucas Parente
- “Batguano Returns – Roben na Estrada” (PB/CE/RJ/SP), de Tavinho Teixeira
- “Deuses da Peste” (SP/MG), de Gabriela Luíza e Tiago Mata Machado
- “O Mundo dos Mortos” (RJ), de Pedro Tavares
- “Prédio Vazio” (ES), de Rodrigo Aragão
- “A Vida Secreta de Meus Três Homens” (PE), de Letícia Simões
Aurora
- “Cartografia das ondas” (RJ), de Heloisa Machado
- “Kickflip” (SP), de Lucca Filippin
- “Margeado” (ES), de Diego Zon
- “nem deus é tão justo quanto seus jeans” (SP), de Sergio Silva
- “Resumo da Ópera” (CE), de Honório Félix e Breno de Lacerda
- “Um Minuto é uma Eternidade para Quem está Sofrendo” (SE), de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro
Foco
- “Entre Corpos” (AL), de Mayra Costa
- “Estrela Brava” (RJ), de Jorge Polo
- “HEYARI: espalhar fumaça para fazer adoecer colocando feitiço no fogo” (SC), de Daniel Velasco Leão
- “Jamais Visto” (MG), de Natália Reis
- “Marmita” (SP), de Guilherme Peraro
- “Memórias Despejadas (ou A Enchente Levou Tudo, E Encontraram A Luta)”, de Juliana Koetz (RS)
- “Não Me Abandone” (SP), de Gabriel Vieira de Mello
- “O Mediador” (BA), de Marcus Curvelo
- “Osmo” (DF), de Pablo Gonçalo
- “Sem Título # 9: Nem Todas as Flores da Falta” (SP), de Carlos Adriano
- “Tamagotchi_balé” (RJ), de Anna Costa e Silva
- “Trabalho de Amor Perdido” (SP), de Vinícius Romero
- “Ver Céu no Chão” (CE e RJ), de Isabel Veiga
Autorias
- “Centro Ilusão” (CE), de Pedro Diógenes
- “Para Lota” (RJ), de Bruno Safadi e Ricardo Pretti
- “Uma Montanha em Movimento” (SP), de Caetano Gotardo
- “Parque de Diversões” (MG), de Ricardo Alves Jr.
- “Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” (MG/MS), de Isael Maxakali, Luisa Lanna, Sueli Maxakali e Roberto Romero
Formação
- KM 100, de Lucas Ribeiro (Faap/SP)
- O Medo Tá Foda, Esaú Pereira (Vila das Artes/CE)
- Película, de Brenda Barbosa e Sofia Leão (UFRJ/RJ)
- Mistérios de Nixipae, de NatoRê e Mawa Pey Huni Kuî (Formação audiovisual na Terra Indígena Katukina-Kaxinawá, em Feijó/AC)
- Descontruindo Lene, de Guilherme Maia (UFRB/BA)
- Do Lado de Dentro, de Marina Hilbert (Unifor/CE)
- Sombras de Macumba na Luz da Memória, de Felipe Santana de Medeiros (Mysteryo), (UFF/RJ)
- Viagem no Tempo, de Pedro Bournoukian (UFPel/RS)
- Sirius Não É Tão Longe, de Nick Sanches (UFC/CE)
- Poesia no Vinho dos Seus Lábios, de Matheus Monteiro (Vila das Artes/CE)
- Açúcar, de Fahya Kury Cassins (SC)
- Animais Noturnos, de Indigo Braga e Paulo Abrão (RJ)
- Peixes Elétricos, de Pedro H. Machado (Unespar/PR)
28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
- Quando: de 25 de janeiro a 1º de fevereiro
- Mais informações: no site www.mostradetiradentes.com.br ou no Instagram @universoproducao