Mario Vargas Llosa, escritor peruano e Nobel da Literatura, morre aos 89 anos

Mario foi vencedor do Nobel de Literatura em 2010

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 08:43, em 14 de Abril de 2025)
Escritor é um homem idoso de cabelos grisalos. Aparece com terno preto e olhando para o lado
Legenda: Vargas era um escritor premiado
Foto: Divulgação

O escritor Mario Vargas Llosa, de 89 anos, morreu neste domingo (13), em Lima, no Peru. A morte foi informada pelo filho do escritor, Álvaro Vargas Llosa. 

"É com profundo pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pacificamente por sua família", escreveu nas redes sociais.

"Agradecemos de coração o carinho e o apoio recebidos e pedimos que sejam respeitadas nossas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. No momento da despedida final, nossos pensamentos estarão com todos que o leram e o admiraram. Após o adeus em família, seus restos, conforme sua vontade, serão cremados", completou. 

A causa não foi informada.

Veja também

Carreira

Mario foi vencedor do Nobel de literatura em 2010 por sua "cartografia das estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".

Seu primeiro livro de relatos, "Os Chefes" (1950), não apenas marcou sua estreia literária, como também lhe rendeu o Prêmio Leopoldo Alas.

Posteriormente, em 1963, alcançou notoriedade com a publicação de "A Cidade e Os Cachorros", seguido, três anos depois, por "A Casa Verde".

Seu prestígio literário consolidou-se em 1969 com a publicação de "Conversa no Catedral".

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.

Assuntos Relacionados