Novo decreto autoriza realização de eventos culturais em equipamentos públicos no Ceará

Documento indica ainda que a ocupação limite de templos religiosos vai passar a 70% e, assim como os restaurantes, as barracas de praia podem funcionar até meia-noite

fachada do mercado dos pinhões
Legenda: Decreto autorizou que equipamentos públicos recebam eventos culturais. Na foto, o Mercado dos Pinhões
Foto: Fabiane de Paula

O Governo do Estado do Ceará divulgou neste sábado (21) detalhes do novo decreto de flexibilização do isolamento social contra a Covid-19. Uma das novidades é que, a partir da segunda-feira (23), está autorizada a realização de eventos culturais em equipamentos públicos.

Nessa sexta-feira (20), o governador Camilo Santana (PT) já havia anunciado que os restaurantes terão horário de funcionamento estendido até meia-noite em todo o Ceará. A decisão também se aplica às barracas de praia. Em consequência disso, o toque de recolher passará a ser da 1h até as 5h.

O novo decreto tem validade até 5 de setembro.

Conforme detalhado no Diário Oficial do Estado (DOE), os eventos culturais devem observar as mesmas regras já definidas para os eventos sociais. Ou seja, são limitados a, no máximo, 200 pessoas em espaço aberto e 100 em ambiente fechado.

Também devem obedecer medidas previstas em protocolos sanitários divulgados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com ingresso permitido apenas para pessoas já vacinadas com duas doses ou com comprovação de testagem negativa para a Covid-19 em exame realizado até 48 horas antes do evento.

Ampliação da capacidade de público

O Governo também autorizou, a partir de segunda-feira, a ampliação da capacidade de público em instituições religiosas de 50% para 70%.

Além disso, teatros, museus, bibliotecas e cinemas passarão a poder ter até 50% da capacidade de público. Até este domingo (22), está mantida a regra de 30% de ocupação nestes locais.

Eventos culturais autorizados

O Diário do Nordeste entrou em contato com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) para obter mais detalhes sobre as regras para os eventos. Em nota enviada neste domingo (22), a pasta informou que, em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), "segue organizando, com a sua rede de equipamentos, a reabertura com público" de espaços como museus e espaços expositivos. "Em breve", segundo a Secult, eles devem retomar as atividades seguindo os protocolos.

A Secult ainda informa que os equipamentos culturais vinculados ao Estado seguem "com programação híbrida, a maioria em formato online, mas também com a atividade de gravação de espetáculos no palco, mas ainda sem plateia".  

"Os cinemas do Cineteatro São Luiz e do Dragão do Mar, seguindo decretos anteriores, seguem abertos, recebendo público controlado e seguindo todos os protocolos de combate à Covid, além disso a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) está recebendo público por meio de agendamento e a Escola Porto Iracema das Artes está retomando, de forma gradual e segura, as aulas presenciais do CTD", informa a Secult. 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios