Febraban: negociações estão abertas
Segundo a entidade, a proposta já apresentada às lideranças prevê a participação nos lucros dos bancos
A Federação Nacional de Bancos (Fenaban), ligada à Febraban, informou por meio de nota que continua aberta a negociações com as lideranças sindicais. Segundo a Fenaban, a proposta econômica já apresentada às lideranças prevê a participação nos lucros dos bancos.
> 172 agências fechadas no 1º dia de greve
> Mais de 38 mil bancários paralisados no País
> Clientes sofrem com filas, desinformação e espera
A previsão da instituição é a distribuição entre 5% e 15% do lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro de cada instituição, respeitados os tetos estabelecidos na convenção coletiva de trabalho.
A fórmula de cálculo dessa distribuição é idêntica à adotada anteriormente com aprovação dos sindicatos e pode chegar a mais de R$ 24 mil dependendo da lucratividade do banco.
Salários e abono
Os bancos pagarão um abono imediato de R$ 2.500 a todos os 500 mil bancários, além de reajustar em 5,5% os salários praticados em 31 de agosto de 2015. O reajuste está em linha com a expectativa de inflação prevista.
A entidade ainda avalia as cláusulas não econômicas. Entretanto, considera que a pauta vem se desenvolvendo de maneira positiva e avaliará contrapropostas que, possivelmente, sejam apresentadas pelas representações sindicais.

