Após anunciar medidas, Elmano faz 2ª reunião com Alckmin nesta quinta (7) sobre tarifaço

Primeiro encontro ocorreu na semana passada, com criação de grupo de trabalho para acompanhar impactos das sanções dos Estados Unidos

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 12:41)
Imagem de reunião do vice-presidente Geraldo Alckmin com empresários cearenses e governador Elmano de Freitas
Legenda: Geraldo Alckmin recebeu empresários cearenses em 29 de julho para discutir ações que amorteçam impacto de tarifaço dos Estados Unidos
Foto: Cadu Gomes/VPR

Após anunciar quatro medidas para mitigar os impactos do tarifaço sobre a economia cearense, o Governo do Ceará irá se reunir novamente com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para alinhar as ações que envolvem o governo federal.

O encontro está previsto para esta quinta-feira (7), segundo a Casa Civil do Estado. Ainda de acordo com o órgão, somente após essa reunião serão definidos detalhes como os valores do auxílio às empresas, que serão especificados em decreto.

Participarão da reunião o governador Elmano de Freitas e representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

Em 29 de julho, Alckmin recebeu, em Brasília, o governador Elmano de Freitas e representantes dos setores produtivos cearenses que exportam aos Estados Unidos. 

A reunião desta quinta-feira deve trazer devolutivas às sugestões apresentadas no primeiro encontro. Na ocasião, Alckmin ressaltou que o Ceará deveria ter prioridade nas ações de apoio.

Veja também

A Casa Civil destaca que o alinhamento com o governo federal será importante para a definição das medidas de apoio aos empresários cearenses, divulgadas pelo governo cearense nesta quarta-feira (6).

MEDIDAS DE APOIO ÀS EMPRESAS EXPORTADORAS

O conjunto de medidas de socorro às empresas cearenses inclui aquisição de alimentos para restaurantes universitários e programas como Ceará sem Fome. 

O plano também inclui a antecipação de pagamento de créditos do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual, e outros incentivos fiscais. 

Segundo o Governo do Ceará, algumas medidas dependem de ação federal. Mais detalhes sobre as ações de apoio aos setores constarão em projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa.

A gestão federal também deve divulgar seu plano de ações nos próximos. O Ministério da Fazenda enviou o conjunto de ações ao Planalto nesta quarta-feira (6).

Segundo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as medidas visam proteger, principalmente, as pequenas empresas exportadoras.  

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados