Veja 5 filmes sobre o 11 de setembro para relembrar os 23 anos da tragédia

Os ataques que marcaram os Estados Unidos há 23 anos têm sido contados de diversas formas no cinema

Escrito por
Ataques de 11 de setembro de 2001 às torres gêmeas
Legenda: Atentados impactaram profundamente os Estados Unidos
Foto: AFP

Há exatos 23 anos, o mundo presenciou um dos ataques terroristas mais marcantes da história. Em 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados e usados para atingir o complexo World Trade Center, mais conhecido como Torres Gêmeas, em Nova York, nos Estados Unidos, além do Pentágono.

Pelo menos 2.996 pessoas, incluindo 19 terroristas, morreram durante a tragédia, que resultou em um longo período de turbulência na história estadunidense. No cinema, esse acontecimento ganhou diversas representações que buscam mostrar o que aconteceu durante e após este evento trágico sob variados pontos de vista.

Confira abaixo cinco filmes que abordam o tema.

Veja também

“As Torres Gêmeas” (2006)

Um dos longa-metragens mais memoráveis sobre o atentado, “As Torres Gêmeas” acompanha a história de dois agentes da autoridade portuária que ficaram presos nos escombros do World Trade Center depois de ajudarem civis a deixarem a região dos ataques. Estrelado por Nicolas Cage e Michael Peña, o filme foi elogiado por representar a tragédia de forma fiel, mas foi criticado por parecer lucrar em cima do ocorrido.

Onde assistir: Prime Video (para aluguel)

“Voo United 93” (2006)

Este filme conta a história real das pessoas que estavam presentes na aeronave UA-93, uma das quatro sequestradas pelos terroristas para serem usadas nos ataques. Os alvos eram, supostamente, o Capitólio e a Casa Branca, em Washington. Porém, antes do avião atingir seu alvo, os passageiros conseguiram tomar o controle do voo. O longa é dirigido por Paul Greengrass, da franquia Bourne.

Onde assistir: Telecine

“Lembranças” (2010)

Com um roteiro sentimental e melancólico, o filme acompanha o drama do casal Tyler (Robert Pattinson) e Ally (Emilie de Ravin). Juntos, eles possuem um passado complicado, mas pretendem superar seus traumas através do amor. Apesar de não possuir uma relação direta com o atentado durante a maior parte da história, o final possui uma reviravolta que promete ser surpreendente.

Onde assistir: Telecine

“Tão Forte e Tão Perto” (2011)

Estrelado por Tom Hanks, o filme acompanha a trajetória de superação do menino Oskar Schell (Thomas Horn) que perdeu o pai (Hanks) no atentado às Torres Gêmeas. Um ano após a tragédia, ele descobre um envelope misterioso no guarda-roupas do pai que o leva a uma viagem de autodescobrimento e aceitação do luto por toda Nova York. O longa foi indicado a Melhor Filme no Oscar de 2012.

Onde assistir: Prime Video (Aluguel)

“A Hora Mais Escura” (2012)

Aclamado pela crítica e com um elenco recheado de estrelas, o filme retrata a corrida dos Estados Unidos pela captura de Osama Bin Laden, que assumiu a autoria da tragédia de 11 de setembro. Sob a visão de Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA, o longa conta com elaboradas cenas de ação e drama dirigidas por Kathryn Bigelow, a primeira mulher a vencer um Oscar de melhor direção por “Guerra ao Terror” (2008).

Relembre a sequência dos ataques do 11 de setembro

A tragédia que marcou o mundo há 23 anos começou com o sequestro do voo 11 da American Airlines, às 8h46 do horário local. Cinco terroristas tomaram o controle da aeronave e dos seus 87 passageiros e a jogaram entre os andares 93 e 96 da Torre Norte do World Trade Center.

17 minutos depois, o segundo ataque aconteceu. O voo 175 da United Airlines, com 60 pessoas a bordo, foi lançado contra os andares 77 e 85 da Torre Sul.

Em meio ao caos, o Departamento de Defesa dos EUA, o Pentágono, foi atingido pelo voo 77 da American Airlines. Cerca de 125 militares e 59 pessoas que estavam na aeronave morreram.

Assuntos Relacionados