Testlet: entenda metodologia inédita usada no Enem 2025

O recurso permite avaliar múltiplas competências de forma mais concisa.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Cadernos do Enem.
Legenda: O modelo inclui desde interpretação literal até inferências.
Foto: Shutterstock / Gabriel Ramos.

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentou, pela primeira vez, itens no modelo testlet para avaliar os conhecimentos dos estudantes que realizaram a prova. A metodologia foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo a pasta, trata-se de um método que utiliza um grupo de itens relacionados a um mesmo texto-base, sendo que cada item mantém a sua independência, sem apresentar elementos que possam ser considerados para a resposta de outro.
 
Ao utilizar um texto-base para vários itens, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, torna o exame mais contextualizado e favorece a integração dos conhecimentos avaliados.
 
A metodologia também permite avaliar múltiplas competências de forma mais concisa, utilizando o mesmo material de referência para várias questões.

Veja também

“Ao participante, o modelo testlet propicia o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, raciocínio lógico e inferência, além de otimizar o tempo de prova”, salientou ainda o Ministério.

Segundo a pasta, a abordagem é mais utilizada em aplicações que visam analisar a capacidade de o participante compreender e usar informações para demonstrar o conhecimento adquirido ao longo da formação escolar. 

O modelo inclui desde interpretação literal até inferências e aplicações de conceitos.

A iniciativa também permite:

  • leitura e análise de textos mais próximos à integridade da fonte primária;
  • redução do tamanho da prova;
  • abordagem de contextos mais complexos;
  • avaliação de tarefas cognitivas mais complexas;
  • evitar o desperdício de esforço na leitura de vários excertos de texto.

“Os itens apresentados nesse modelo foram todos pré-testados, o que assegura a sua qualidade pedagógica e psicométrica. Espera-se que, a partir desta edição, esse modelo seja adotado não apenas para a área de linguagens, na qual ele foi aplicado em 2025, mas também para outras áreas de conhecimento”, adianta a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Hilda Linhares.

ENEM 2025

A aplicação do Enem 2025 teve início no último domingo, 9 de novembro, quando os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

O exame continuará no próximo domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém no período da realização regular do exame.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados