Maranguape inicia vacinação de dose única contra a dengue em 17 de janeiro

Cidade é uma das três escolhidas pelo Ministério da Saúde para iniciar a campanha.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 11:51, em 08 de Janeiro de 2026)
Vacinas contra a dengue produzidas pelo Instituto Butantan.
Legenda: A vacina será aplicada "em massa" em apenas três cidades neste primeiro momento.
Foto: Divulgação/Instituto Butantan.

A cidade cearense de Maranguape começa no dia 17 de janeiro a vacinação contra a dengue com o imunizante de dose única, o Butantan DV. O município na região metropolitana de Fortaleza é um dos três escolhidos pelo Governo Federal para iniciar a campanha.

ATUALIZAÇÃO [8/1/2025, às 10h36] O Diário do Nordeste informou inicialmente, com base em informações da TV Globo, que o começo da vacinação na cidade cearense seria dia 18 de janeiro. A informação estava errada e foi corrigida.

Além de Maranguape, a vacinação com a Butantan DV começa em Nova Lima (MG), no dia 17, e em Botucatu (SP) a partir de 18 de janeiro. 

Em entrevista à TV Globo, o ministro Alexandre Padilha disse que, nas cidades escolhidas, será feita uma "vacinação em massa" para atingir de 40% a 50% da população

Em Maranguape, o dia 17 será "Dia D" de Vacinação, das 8h às 16h, nos 35 postos de saúde do município, além de pontos estratégicos, como a Rodoviária e o Estacionamento do Supermercado Mix Mateus. O Município terá ponto de vacinação em formato drive-thru, de 17 a 30 de janeiro, em frente à Secretaria Municipal da Saúde, no Centro.

Na Cidade, a vacina Takeda será aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em duas doses. Já a vacina do Instituto Butantan, a Butantan-DV, será destinada a pessoas de 15 a 59 anos, em dose única.

Veja também

Por que Maranguape?

Em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", no último mês de dezembro, o ministro explicou que Maranguape foi escolhida para aplicar as primeiras doses da vacina por dois motivos: "Primeiro, a qualidade do trabalho da Vigilância de Saúde do Ceará, que tem uma relação forte com pesquisadores. Segundo, queremos avaliar a aceleração da vacinação numa cidade onde não houve grande circulação da dengue tipo 3", explicou.

"O Ceará teve uma redução de casos e não teve uma grande circulação da dengue tipo 3. Uma das grandes vantagens da nova vacina do Butantan é que pode proteger contra os 4 tipos. Queremos avaliar em que medida a proteção mais rápida numa cidade como Maranguape pode gerar uma proteção", acrescentou o gestor.

Veja também

Eficácia da vacina

Conforme Padilha, os estudos feitos com o imunizante projetam um "impacto muito grande no controle" da dengue quando a vacinação chegar a 50% da população.

A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e é o primeiro do mundo contra a doença em dose única.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados