Terreno onde ficava o Edifício São Pedro deve ser novo Centro de Eventos da UFC, planeja reitoria

O local poderá abrigar feiras de profissões, congressos, grandes eventos e apresentações culturais

Escrito por Matheus Facundo e Marcos Moreira , ceara@svm.com.br
Vista aérea de onde ficava o Edifício São Pedro
Legenda: As obras de demolição do Edifício São Pedro foram tocadas pela Prefeitura de Fortaleza
Foto: Roberto Jucá/Prefeitura de Fortaleza

Com indicação de ser um dos novos espaços do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC), o terreno onde ficava o Edifício São Pedro poderá se tornar um Centro de Eventos da instituição. De acordo com o reitor Custódio Almeida, o momento de trâmites com a União, que agora detém poder do local que foi demolido, é positivo, mas ainda não há definição de prazos. Mesmo assim, a intenção é iniciar os trabalhos de ocupação de forma imediata, assim que houver o aval. 

Caso se confirme, o local deve abrigar feiras de profissões, congressos, grandes eventos e apresentações culturais, segundo informou o reitor em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (11). O prédio deve se chamar Centro Cultural Iracema e deve receber uma espécie de extensão do Museu de Arte da UFC.  

O equipamento será um dos três planejados para o Campus Iracema, que ainda contará com o prédio do antigo Acquário do Ceará e outro onde era o Centro Distribuição dos Correios, propriedade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), na rua dos Tabajaras. A intenção para esse último é abrigar o Instituto de Cultura e Arte (ICA), que atualmente fica no Campus do Pici.

No entanto, a saída do ICA para as novas instalações será uma decisão do próprio centro, que já recebeu uma proposta da Reitoria e está em discussões. 

Veja também

Ainda serão negociados recursos e projetos, visto que a União precisa se resolver com os proprietários atuais do terreno do São Pedro. O edifício foi demolido pela Prefeitura de Fortaleza após anos de desgaste em sua estrutura, que já estava completamente degradada. Dos 141 proprietários do imóvel, cerca de 120 estão inadimplentes, com o Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) em cancelamento. Já os 20 adimplentes, que estão quites com a União, devem ser indenizados. Fábio Galvão afirmou ainda que há proprietários que estão em débito há, pelo menos, 20 anos.

“A UFC notificou a Superintendência Pública da União (SPU) do interesse. Todas as tratativas para que esse processo se desenrole e a UFC de fato tome posse como agraciada no seu pedido, são tomadas pela SPU. Nós enquanto universidade, não estamos nos metendo no procedimento regular", informou o reitor.  

Campus Iracema  

Fábio Galvão, superintende da SPU, informou que as negociações para o Campus Iracema e para o Centro de Artes e Cultura da UFC começaram quando a universidade soube que a área estava voltando a ser um patrimônio da União. A Universidade reforçou o pedido pelo terreno nesta semana. Nesse trâmite, a UFC irá enviar o projeto de engenharia, arquitetura, declaração ambiental e demais documentos para a efetivação do novo campus.  

Para a reitoria da UFC, há uma gama de possibilidades com o novo campus, e também com o possível novo Centro de Eventos no terreno do São Pedro.  

“Um campus, ele é uma complexidade, uma parte da complexidade da universidade. É um conjunto de equipamentos que atendem às necessidades”, definiu o reitor. 

Para o Labomar, que já está em obras, a previsão é que seja entregue em 2026. A UFC já está no início do processo de licitação, quando publicará editais para abrir a concorrência, após receber sinalização positiva do governo federal. 

As obras serão viabilizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), confirmado esta semana pelo Ministério da Educação (MEC). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados