Bombeiros resgatam 30 cobras no Ceará em cerca de 24 horas
Balanço do Corpo de Bombeiros aponta que 70% dos resgates de animais feitos pela corporação na série histórica se tratam de cobras
Em cerca de 24 horas, 30 cobras foram resgatadas em todo o Ceará, conforme balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) nesta terça-feira (11). A corporação informou que todas as serpentes foram devolvidas em segurança hábitat natural.
Em caso de necessidade de atendimento veterinário, os bombeiros também realizam esse encaminhamento para instituições ou organizações não-governamentais, responsáveis pela reabilitação dos animais.
No mês de maio, 792 jiboias foram resgatadas. Segundo o CBMCE, é importante se afastar quando houver um avistamento.
Veja também
"Geralmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso, ao avistar uma serpente, desvie do caminho dela, deixando-a seguir livre e sempre use equipamento de segurança individual (EPI), como bota cano longo, luvas de punho alongado e óculos de proteção em áreas de mata", pontua a órgão.
Resgate de animais
Entre janeiro e maio deste ano, 5.284 animais foram resgatados em todo o Estado. Isso representa um aumento de 5,47% em relação ao mesmo período do ano passado.
Somente em maio foram:
- 792 jiboias
- 111 gatos
- 80 cassacos
- 78 iguanas
- 57 cães
Na série histórica, 70% dos resgates são de cobras. O CBMCE ainda dá uma série de orientações para pessoas que encontrarem animais que precisam ser resgatados.
- Ao manipular objetos, mato ou lixo, que possa conter algo escondido por baixo, utilize uma vara ou bastão e mantenha seu quintal limpo, sem acúmulo de lixo ou materiais de construção. Não estacione o veículo próximo ao mato, lago, ou lugar escuro e úmido e, se estiver em um local conhecido por ter cobras use botas de cano alto ou perneiras para proteger a parte de baixo das pernas.
- Ao montar uma barraca de acampamento, procure limpar com cuidado o local, tirando gravetos, folhas mortas e cascas de árvores do caminho. As cobras e outros animais peçonhentos costumam ficar escondidos nesses locais durante o dia, para a noite sair para explorar. E, lembre-se, antes de calçar sapatos fora da barraca, certifique-se de que não haja intrusos se abrigando dentro deles.