Bebê internada há meses ganha batizado em hospital público de Fortaleza; veja vídeo

Ato simbólico foi solicitado pela família da paciente, que é católica

Escrito por
Carol Melo carolina.melo@svm.com.br
(Atualizado às 10:44)
Imagem mostra padre batizando bebê em colo da mãe e ao lado do pai em cerimônia de batizado realizado no hospital Infantil Albert Sabin (Hias), localizado em Fortaleza. Bebê internada há meses ganha cerimônia de batizado em hospital público de Fortaleza
Legenda: Familiares da paciente se deslocaram do município de Fortim à Capital para a celebração
Foto: divulgação/Sesa

Internada desde o ano passado, a pequena Maria Heloíse, de 1 ano, ganhou uma cerimônia de batizado no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), localizado em Fortaleza. O ato simbólico foi realizado na unidade pública no fim de março e contou com a presença de parentes, de religiosos e de profissionais da saúde. 

A celebração, divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nessa quarta-feira (2), atendeu a um pedido da família, que é religiosa. (Assista abaixo)

Em reunião com a equipe da Pasta, os acompanhantes da criança manifestaram o desejo de batizá-la. "Somos uma família católica, e poder batizar minha filha, mesmo internada, é uma grande emoção e realização. Tinha esse desejo há muito tempo no meu coração", contou a mãe da bebê, Joyce Fernandes.

Maria Heloíse foi hospitalizada em outubro de 2024, devido à miocardiopatia dilatada e encefalopatia por parada cardiorrespiratória. Ao longo da internação, teve que ser submetida a uma traqueostomia — abertura feita diretamente na traqueia —, e é atualmente mantida na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hias. 

Colagem mostram duas imagens registradas em batizado de criança de 1 ano internado no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza. Bebê internada há meses ganha cerimônia de batizado em hospital público de Fortaleza
Legenda: Para o evento ser realizado foi planejada uma logística incluindo os cuidados com a saúde da paciente, o conforto dos parente e a escolha de um dia sem chuva
Foto: divulgação/Sesa

Veja também

A cerimônia de batismo foi realizada em 28 de março e ocorreu no próprio equipamento, no bairro Vila União. A ocasião contou com a presença de mais 12 familiares da paciente, que se deslocaram de Fortim à Capital, percorrendo cerca de 132,4 km. 

Segundo a Sesa, para o evento ser realizado foi planejada uma logística incluindo os cuidados com a saúde de Maria Heloíse, o conforto dos parente e a escolha de um dia sem chuva.

“Diante da longa permanência hospitalar e da complexidade do quadro clínico, percebemos que seria importante para toda a família, que é muito católica, o momento do batismo. Organizamos a ação com o objetivo de promover um cuidado integral, considerando o bem-estar físico, social, psicológico e espiritual da criança e dos acompanhantes”, detalha a pediatra Juliana Fontes, responsável pelo caso da pequena.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados