Sesa recomenda reforço da vacina bivalente para idosos e pessoas imunocomprometidas

Público desses grupos já pode procurar os postos de saúde a partir desta quarta-feira (6)

Escrito por Redação ,
Vacinação
Legenda: Idosos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos devem tomar dose de reforço da vacina bivalente, recomenda Sesa
Foto: Thiago Gadelha

A partir desta quarta-feira (6), uma segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 passa a ser recomendada para públicos prioritários no Ceará, segundo divulgou a secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho. 

Conforme a orientação, idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses devem receber a dose de reforço. 

"Se você faz parte desses grupos, procure um posto de saúde do seu município e tome a segunda dose de reforço da bivalente contra a Covid. Atualize o seu esquema vacinal", alertou a secretária. 

Nota técnica

A recomendação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) atende a uma nota técnica do Ministério da Saúde, publicada na terça-feira (5). 

A nova orientação, segundo o órgão federal, se deve ao aumento do número de casos de Covid, tendo em vista a circulação da variante BA.2.86 e suas sublinhagens no Ceará. 

O documento aponta um aumento de casos de Covid no Ceará, com predomínio em Fortaleza, a partir da segunda quinzena de novembro de 2023. Os resultados indicam que 80% das amostras coletadas no período são das sublinhagens JN.1 da BA.286 do vírus SARS-CoV-2.

 

 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados