Sesa recomenda aplicação da 4ª dose da Covid-19 em idosos acima de 80 anos no Ceará

Segundo a pasta, o segundo reforço deve ser ministrado obedecendo ao intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Idosa recebe vacina da Covid-19 em drive-thru de fortaleza
Foto: José Leomar

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) seguiu a orientação do Ministério da Saúde e recomendou, nesta quinta-feira (24), que os municípios iniciem a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 em idosos acima de 80 anos no Estado.

Veja também

Segundo a pasta, a segunda dose de reforço deve ser ministrada obedecendo ao intervalo mínimo de 4 meses após o primeiro reforço. Os imunizantes que devem ser utilizados nessa nova etapa, conforme a orientação, são os que usam a tecnologia de RNA mensageiro. Ou seja, os fármacos desenvolvidos pela Comirnaty/Pfizer ou, de maneira alternativa a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.

A 4º dose do imunizante já vinha sendo aplicada no Estado, mas somente em pessoas imunossuprimidas

Lotes destinados à etapa devem chegar

Como o Ceará ainda não recebeu lotes das vacinas para a estratégia, a Sesa informou que os municípios que possuem reserva do produto poderão iniciar a aplicação da 4ª dose, mas ponderando à operacionalização dos estoques. 

Por fim, a pasta recomendou que, antes do início da nova etapa, cada cidade do Ceará deve identificar o quantitativo de pessoas que estão aguardando ou que estão em situação de "faltosos" para completar o esquema vacinal com D2 ou DR, evitando que se comprometa o estoque de vacinas para esta finalidade.

O Ministério da Saúde disse haver "vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo", além de relatar que alguns estados já confirmaram que possuem os imunizantes em estoque. 

Telegram 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados