MEC divulga espelho da redação do Enem 2024 nesta sexta (14); veja horário e como acessar
Divulgação disponibilizará correção e pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 estavam na expectativa pela divulgação do espelho da redação – imagem escaneada do texto escrito pelo candidato. O acesso à correção foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (14), por volta de 10h.
Resultado dos treineiros também está disponível
Os resultados dos treineiros, que fizeram as provas apenas para testar conhecimentos, também já estão disponíveis na Página do Participante.
"O participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências aferidas pelos avaliadores da prova de redação. O processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame, de forma que os textos podem passar por até quatro avaliações para o cálculo da nota final", orienta o MEC.
Como acessar o espelho da redação
A divulgação ocorre por meio da Página do Participante. Por meio da chamada “vista pedagógica”, os candidatos poderão ver a correção da redação e a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas.
Conforme previsto no edital, esse acesso tem finalidade exclusivamente pedagógica, permitindo que os participantes entendam os critérios de correção e analisem seu desempenho de forma mais detalhada, logo não há possibilidade de contestar a nota ou solicitar alterações no resultado da redação.
Veja também
Isso porque, segundo já publicado pelo Inep em anos anteriores, a possibilidade de recurso sobre a nota da redação é prevista no decorrer do processo de correção. Desse modo, a prova de todos os participantes é corrigida por dois corretores e, quando há discrepância na nota, um terceiro especialista também entra na análise.
Como ver minha redação do Enem?
Para acessar o espelho da redação do Enem 2024, o candidato deve entrar na Página do Participante, no site oficial do Inep.
Na página, o candidato faz login com CPF e senha cadastrados, acessa a seção de resultados no menu lateral, clica na edição que deseja e depois de ver as notas, pode “baixar redação”
O espelho traz uma análise da pontuação atribuída a cada competência exigida: domínio da norma culta, compreensão da proposta de redação, organização do texto, uso de mecanismos linguísticos e elaboração de proposta de intervenção.
Espelhos não disponibilizados
O edital do Enem também prevê alguns casos nos quais o espelho da prova não será disponibilizado. Isso ocorre em situações nas quais a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação. Isso ocorre quando:
- O espaço da redação apresenta “impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação”;
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto;
- Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação”
- Apresentar letra ilegível, que impossibilite a leitura por dois avaliadores independentes.
Como a redação do Enem é corrigida?
A redação, segundo o Inep, é corrigida por dois corretores de forma independente e cada um deles atribui uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Assim, a nota total de cada corretor é a somatória das notas atribuídas a cada uma das competências.
Se houver discrepância entre dois corretores (diferença superior a 100 pontos na nota total, ou mais de 80 pontos em qualquer competência), a redação é corrigida por um terceiro corretor.
Se o terceiro corretor concordar com um dos dois primeiros, a nota final será a média das duas notas mais próximas, descartando a discrepante. Se não houver discrepância, a nota final será a média das notas dos dois primeiros corretores.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.