Ministério da Saúde recomenda quarta dose de vacina contra Covid para idosos acima de 80 anos

Segunda aplicação do reforço deve ocorrer quatro meses após a última dose

Escrito por Redação ,
Legenda: MS recomenda a aplicação, principalmente, do imunizante da Pfizer
Foto: Fabiane de Paula

O Ministério da Saúde recomendou a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 para os idosos acima de 80 anos, nesta quarta-feira (23). Assim, esse grupo deve recebeber o segundo reforço após quatro meses desde a última dose. A orientação é de seja aplicada, preferencialmente, a Pfizer

No entanto, os imunizantes da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizados no novo reforço de idosos, independentemente da vacina aplicada na dose anterior.

"O MS reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo", detalhou. O órgão informou que alguns estados já confirmaram que possuem os imunizantes em estoque. 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que seguiu a orientação do ministério e recomendou, nesta quinta-feira (24), que os municípios iniciem a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 em idosos acima de 80 anos no Estado.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressaltou que a 4ª dose já vem sendo aplicada em Fortaleza, mas somente em pessoas imunossuprimidas. "Qualquer alteração será divulgado previamente", concluiu.

Veja também

Aplicação da 3ª dose

Em agosto de 2021, o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil começaria a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e em imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro.

Segundo a pasta, o imunizante usado seria preferencialmente o da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca. 

Na época as decisões foram tomadas em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CETAI).

Assuntos Relacionados