Raio causou queda de energia nas 19 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, diz Enel

Conforme a concessionária, o fornecimento foi reestabelecido em 3 minutos para cerca de 70% dos clientes

Escrito por Redação ,
Para-raio foi a causa da queda de energia na Grande Fortaleza na madrugada de sábado (19)
Legenda: Para-raio foi a causa da queda de energia na Grande Fortaleza na madrugada de sábado (19)
Foto: Arquivo/Vc Repórter

A Enel Distribuição Ceará esclareceu que a queda de energia registrada nos 19 municípios da Região Metropolitana, na madrugada deste sábado (19) ocorreu após um raio atingir o setor de 69kV na subestação Pici II. Em nota, a concessionária informou que realizou uma inspeção no local nesta tarde.

"A Enel Distribuição Ceará informa que realizou nesta tarde uma inspeção na subestação Pici, localizada em Fortaleza e compartilhada entre a Enel e a Chesf. Após as inspeções, a Enel identificou que uma descarga atmosférica atingiu, nesta madrugada, um para-raio no setor de 69kV da distribuidora, causando um defeito numa chave seccionadora - espécie de interruptor desse circuito", inicia a nota.
 

A empresa destacou ainda que "houve a correta atuação do sistema de proteção nos transformadores no ponto de suprimento da Chesf".  

A falta de luz durou cerca de uma hora. Cerca de 70% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado em até 3 minutos, segundo a Enel.

Veja também

Queda de energia ocorre quatro dias após apagão nacional

Quatro dias após o apagão nacional ocasionado pelo desligamento da Linha de Transmissão Quixadá-Fortaleza, a Região Metropolitana da Capital (RMF) voltou a registrar queda de energia na madrugada deste sábado (19). Conforme a Eletrobras, o desligamento ocorrido às 4h28 teve origem em defeito na subestação Pici II, em setor sob responsabilidade da Enel Ceará. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico esclareceu que essa interrupção não tem nenhuma relação com a ocorrência registrada na última terça-feira (15).

Conforme a Eletrobras, a subestação do Pici II é compartilhada entre a empresa nacional e a distribuidora Enel Ceará. "O setor de 69kV é de responsabilidade da Enel Ceará e o setor de mais alta tensão (230 kV), de responsabilidade da Eletrobras Chesf. O problema ocorreu no setor de 69kV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceará", disse a empresa em nota.

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados