Idosos acima de 70 anos não precisam de agendamento para receber 4ª dose da vacina contra a Covid

A aplicação da segunda dose de reforço acontece por livre demanda em Fortaleza

Escrito por Redação ,
Vacina idosos
Legenda: Mesmo sem a necessidade de agendamento, idosos devem apresentar documentação e cartão de vacina
Foto: Thiago Gadelha

Uma nova fase da campanha de imunização contra o coronavírus começa nesta segunda-feira (9) com o início da aplicação da 4ª dose da vacina para quem tem mais de 70 anos em Fortaleza. Nessa etapa não será necessário agendamento, mas o esquema vacinal precisa estar completo.

Isso significa que os idosos da faixa etária precisam ter recebido a 3ª dose da vacina, ou 2 doses da vacina da Janssen, há 4 meses. O público com mais de 80 anos já pode receber a 4ª dose desde março deste ano.

Veja também

Para receber o segundo reforço da vacina contra a Covid, os idosos devem buscar um ponto de vacinação, conforme a divulgação diária da Prefeitura.

Quem for receber a 4ª dose da vacina, mesmo sem a necessidade de agendamento, deve levar documentação para garantir o imunizante. Confira:

  • Documento de identidade com foto
  • CPF
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Comprovante de residência
  • Cartão de vacinação.

Reforço vacinal

A necessidade dessa nova dose para o público acima de 70 anos acontece com a recomendação do Ministério da Saúde no início deste mês. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), autorizou os municípios para a aplicação.

Também está liberada pela Sesa a imunização com a 4ª dose em pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições permanentes.

Esse reforço vacinal garante maior proteção aos idosos, que apresentam queda na imunidade contra a doença após alguns meses do recebimento da vacina.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados