Gabarito oficial do Enem é divulgado pelo Inep; veja como acessar
Saiba como conferir as respostas do primeiro domingo de provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (13), os gabaritos oficiais do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Essa é a primeira vez que a instituição separa a publicação da relação de respostas corretas em duas datas. Até então, a divulgação acontecia após os dois dias de avaliação.
Os participantes de todo o Brasil fizeram as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a Redação no último domingo (9), podem acessar o material no portal do Inep, que organiza os exames. As provas do primeiro dia estão separadas pela cor dos cadernos de questões.
Segundo o instituto, os cadernos das provas foram adaptadas para o leitor de tela, que usa um software que captura informações de texto e as transforma em fala. O material é acessível para deficientes visuais.
Além disso, os gabaritos e Cadernos de Questões podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, um programa que se comunica por meio de síntese de voz.
Neste domingo (16), os candidatos terão 5 horas para responder às 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática, segundo e último dia de realização do Enem deste ano.
No domingo passado, o Diário do Nordeste divulgou os gabaritos extraoficiais do primeiro fim de semana do exame, com a correção de professores especialista do SAS Educação.
Onde conferir os gabaritos oficiais do Enem 2025?
Para acessar as respostas oficiais, os participantes devem entrar no portal do Inep.
Veja também
Número de acertos não determina nota
Apesar de os estudantes poderem verificar quantos questões acertaram nas provas objetivas do primeiro domingo de Enem 2025, os gabaritos oficiais não permitem descobrir qual será a nota final do candidato.
Isso acontece devido ao método da Teoria de Resposta ao Item (TRI), correção utilizada pelo Inep que reúne um conjunto de modelos matemáticos que avaliam o conhecimento e a coerência do participante.
Na prática, o Enem não considera somente a quantidade de acertos e de erros, mas também a dificuldade de cada questão da prova. Então, é possível que candidatos acertem a mesma quantidade de perguntas tenham notas diferentes.