Dia da Mentira: entenda os danos que trotes causam ao Samu no Ceará

Serviço registrou mais de 6 mil chamados falsos no Estado, nos três primeiros meses de 2022

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Legenda: Ligações falsas para serviços de urgência emergência é considerado crime e o autor pode ser preso
Foto: Camila Lima

O Dia da Mentira é uma data do calendário brasileiro, celebrada em 1º de abril. Neste dia, é comum que as pessoas façam brincadeiras usando informações falsas. No entanto, o hábito de dissimular a verdade pode gerar transtornos, como os registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, que já recebeu mais de 6 mil trotes nos três primeiros meses de 2022. 

Veja também

Conforme o Samu, ao longo dos 13 anos de funcionamento, entre 2008 e 2021, a Central de Regulação de Urgências registrou 543.095 chamados falsos, de um total de 2.973.901 ligações. Em 2022, até essa terça-feira (29), já foram realizadas 103.232 chamadas para o Samu, sendo 6.067 trotes.

"Trotes são ligações feitas para atrasar o atendimento da população. Eles atrapalham o atendimento adequado e rápido aos cearenses", explica o médico regulador e chefe de equipe da Central de Regulação de Urgência do Eusébio do Samu 192, Nilson Mendonça Filho.

Os pedidos inverídicos às vezes possuem características próximas à realidade, fazendo uma equipe, com ambulância e socorristas, ser deslocada para dar assistência à mentira relatada, detalhou a pasta. 

Trotes podem usar informações verdadeiras

As situações relatadas aos profissionais de saúde nos trotes, muitas vezes, trazem informações verdadeiras, como quadro de saúde, histórico médico, endereço e até nome do paciente. No entanto, quando a equipe do Samu chega ao local, descobre que a ajuda não foi solicitada, como no caso registrado na chamada abaixo.

Os profissionais do Samu no Ceará, responsáveis por atender as ligações, são treinados para identificar as solicitações falsas, e conseguem ser efetivos, na maioria dos casos, conforme a Sesa. Os profissionais recebem instruções para formular perguntas específicas que ajudam a identificar o trote. 

Consequências dos chamados falsos

Os trotes podem provocar o deslocamento desnecessário do Samu, o que pode atrasar ou impossibilitar o atendimento de casos verdadeiros. 

“Quando deslocamos uma ambulância para uma ocorrência que não é verdadeira a gente está atrasando um pouco o atendimento de quem de fato necessita”, explica Nilson Mendonça Filho. 

Segundo a Lei nº 17.580, sancionada no ano passado, autores de ligações falsas para serviços de emergência e urgência no Ceará devem ser investigados pela Polícia Civil, e responsabilizados pelas condutas.

Os crimes previstos no Código Penal Brasileiro punem a interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública, com pena de um a três anos, além de multa (Artigo 266). 

Quando solicitar equipe do Samu

Segundo Nilson Mendonça Filho, uma equipe do serviço deve ser chamada em casos de urgência e emergência, como dor ou quadro grave

"Quando o paciente tem suspeita de AVC ou está com dor, sofreu um acidente automobilístico, queda dentro do domicílio, algo que venha a prejudicá-lo", exemplifica o especialista.   

Quando o Samu recebe a ligação através do 192, um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização das vítimas, dependendo da gravidade do caso.

Em casos graves, o paciente é transferido em uma ambulância de Unidade Móvel Avançada (USA). O médico comunica a urgência ou emergência a um hospital público, ou a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPAs 24hs), locais onde o paciente está sendo levado. Assim garante atendimento rápido com menos riscos de sequelas e redução de óbitos

O serviço funciona 24 horas com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja num local privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita, feita através do 192

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados