Como andar de patinete compartilhado em Fortaleza? Empresa ensina a usar sistema em ação educativa
A Jet, que opera o serviço de patinetes elétricos na Capital, dará uma aula gratuita sobre o modal no Parque do Cocó, neste domingo (13)
Ônibus, carros, motos, bicicletas e, mais recentemente, também, patinetes. São muitas — e diferentes — as formas de se deslocar de maneira compartilhada em Fortaleza. Presente na Capital desde o último mês de maio, quando foi regulamentado, o serviço de aluguel de patinetes elétricos compartilhados ainda gera dúvidas entre os atores do trânsito: afinal, quem pode usar? Como usar? Por onde é permitido trafegar? Em que velocidade?
Ciente das dúvidas, inclusive, sobre como usar o sistema de maneira segura, a Jet — empresa que opera o aluguel na Cidade — fará, neste domingo (13), das 9h às 12h, uma ação educativa em frente ao Parque Estadual do Cocó, próximo à avenida Padre Antônio Tomás, para explicar regras de uso e de trânsito relacionadas aos patinetes.
"Queremos realizar essas aulas regularmente para que todos possam experimentar este novo modal e aprender as regras básicas", disse o representante da empresa, Lincoln Spada. "Os veículos, além do lazer, também contribuem para o transporte de trabalhadores e estudantes em suas rotinas", pontua ele.
Veja também
O que será ensinado na ação educativa?
Interessados em utilizar o sistema de patinetes elétricos terão, na experiência, a oportunidade de aprender a manejar o sistema de freios e os demais itens de segurança dos veículos, além de receber informações sobre o uso adequado dos equipamentos e das regras de trânsito locais.
O momento será mediado por uma equipe de instrutores da empresa, que conta com o apoio da Prefeitura da Capital.
Quem pode utilizar os patinetes elétricos?
Podem utilizar os patinetes maiores de 18 anos de idade que não estiverem sob estado de embriaguez. Não é permitido dar caronas, uma vez que trata-se de um transporte individual, e os usuários devem, obrigatoriamente, reduzir a velocidade em faixas de pedestres e lombadas — a velocidade máxima permitida é de 20 km/h.
Também é obrigatório estacionar os veículos adequadamente, sem incomodar os transeuntes.
Os usuários do sistema seguem um sistema de pontuação individual, de 100 pontos, calculada a partir de critérios como: condução segura, respeito ao limite de velocidade, estacionamento correto e ausência de infrações. Com o tempo, quem tiver baixa pontuação nesse sistema pode ter o acesso ao serviço suspenso. Já os que tiverem boa pontuação podem receber bônus ou outras vantagens.
Veja também
Veja o que diz a regulamentação do modal
O decreto municipal nº 16.261, de maio deste ano, estabelece que os patinetes elétricos que circularem em Fortaleza devem:
- Ter velocidade máxima de 20 km/h;
- Estar equipados com sistema de iluminação, campainha ou buzina e indicador de velocidade;
- Circular exclusivamente em ciclovias e ciclofaixas e demais vias autorizadas, sendo vedado o trânsito em calçadas e rodovias ou vias com velocidade superior a 40 km/h e que não possuam infraestrutura cicloviária;
- Limitar a velocidade em áreas de grande circulação de pessoas (próximas à região da orla, pontos turísticos, escolas, hospitais, praças, terminais etc.) a no máximo 10 km/h.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) veda, ainda, a utilização dos veículos na avenida Beira Mar.
E, nas vias onde não houver sinalização de regulamentação de velocidade, serão consideradas as previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em função da classificação viária.