Centro de oncologia faz mutirão com consultas gratuitas para prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

A ação em Fortaleza conta com 120 vagas e é destinada principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:59, em 04 de Julho de 2025)
foto de mutirão no Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) durante a campanha nacional Julho Verde
Legenda: Durante a ação, serão realizadas avaliações clínicas voltadas à identificação de sinais e sintomas de câncer de cabeça e pescoço
Foto: Divulgação/Cecília Oliveira

O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) realizará um mutirão gratuito de atendimentos e orientações à população durante a campanha nacional Julho Verde, dedicada à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.

O evento será realizado no próximo dia 26 de julho (sábado), das 8h às 12h, no ambulatório da instituição, localizado na Rua Francisco Calaça, 1300, no bairro Álvaro Weyne, em Fortaleza.

A ação é destinada principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, são 120 vagas ofertadas para o mutirão, e as inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário. Nele, os interessados podem informar se apresentam feridas, nódulo e/ou caroço na região do rosto e/ou pescoço, facilitando o trabalho de triagem.

Durante a ação, serão realizadas avaliações clínicas voltadas à identificação de sinais e sintomas de câncer de cabeça e pescoço, além de suspeitas de câncer de pele na face.

Veja também

Após triagem, os participantes selecionados que apresentarem alterações suspeitas poderão dar seguimento ao tratamento no centro oncológico, sem nenhum custo.

“Nosso objetivo com esse mutirão é alertar as pessoas para os sinais que muitas vezes são negligenciados, como feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente e nódulos no pescoço. O diagnóstico precoce é determinante para o sucesso do tratamento, aumentando as chances de cura em até 90% dos casos. A informação salva vidas, e ações como essa tornam o cuidado acessível a quem mais precisa”, afirma o cirurgião Hugo Luz, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Alerta de casos no Brasil e fatores de risco

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informou que há uma média de 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano no Brasil — esse número exclui os tumores de pele não melanoma e foi divulgado com base em dados coletados entre 2023 e 2025.

Os principais fatores de risco das doenças incluem o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a infecção pelo vírus HPV, que tem relação direta com o surgimento de tumores na orofaringe.

Serviço

Mutirão gratuito de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

  • Data: 26 de julho (sábado)
  • Horário: das 8h às 12h
  • Local: Ambulatório do CRIO – Rua Francisco Calaça, 1300, Álvaro Weyne
  • Contato: Cecília Oliveira / Lara Pernambuco – (85) 3521-1515

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados